PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Mídia Esportiva Com Flamengo, SBT atropela Globo no Rio e em Brasília. Corinthians garante fácil liderança global em São Paulo

Com Flamengo, SBT atropela Globo no Rio e em Brasília. Corinthians garante fácil liderança global em São Paulo

Vinicius Paiva
Economista com passagem pelo Globoesporte e contribuição ao Yahoo. Autor do antigo Blog Teoria dos Jogos. Tem como pauta números, cifras e audiências televisivas.

Na primeira noite em que as duas maiores torcidas do país foram transmitidas por canais rivais, futebol da Globo leva vantagem na média, mas SBT conquista vitórias importantes em determinados mercados

Na terceira semana em que o SBT transmitiu a Libertadores para todo Brasil, a noite de ontem foi aquela que reservava maior expectativa. Após jornadas tendo jogos do Palmeiras e o clássico Grenal, ontem foi a vez do Flamengo, maior torcida do Brasil, como carta na manga da emissora de Silvio Santos. Mesmo com a forte concorrência do futebol da Globo em jogos de Corinthians e Botafogo, o canal paulista foi bem, conquistou vitórias e comemorou índices de destaque. Insuficientes, entretanto, para tirarem a liderança da Globo na média das 15 maiores regiões metropolitanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

O local onde o SBT mais brilhou, naturalmente, foi o Rio de Janeiro. Por lá, enfrentando a concorrência de Botafogo 1 x 2 Bahia na emissora dos Marinho, Flamengo 4 x 0 Independiente del Valle marcou 18,4 pontos de média com 29% de participação e garantiu a liderança. O jogo do Botafogo na Globo registrou média de apenas 11,8 pontos, pouco acima da Record, terceira no ranking, que atingiu 9,8 pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outra cidade em que só deu Flamengo foi Brasília. Na capital federal o SBT também venceu, marcando 15,7 pontos e 26% de participação, contra 9,7 da Globo, que veiculou Corinthians 0 x 0 Atlético/GO. A reação global veio em São Paulo, região de referência para o mercado publicitário, onde os confrontos também foram outros. A Globo transmitiu o Corinthians, marcando bons 21 pontos, enquanto o SBT, que tinha River Plate 2 x 1 São Paulo pela Libertadores, não encantou, alcançando meros 9,6 pontos com 14%.

Por ter sido uma noite com audiências atípicas, o SBT divulgou também a média do PNT – Painel Nacional de Televisão – que agrega os resultados das 15 principais regiões metropolitanas do Brasil. Com o Flamengo em nove praças e o São Paulo em seis, o canal alcançou 11 pontos contra 16,4 da Globo. Parece pouco, mas para o canal é excelente. Na semana anterior, o confronto Grêmio x Internacional, difundido em 12 praças do PNT, atingiu 7,9 pontos. Duas semanas antes, Bolívar x Palmeiras em 13 praças marcou quase a mesma coisa: 8 pontos. Significa que, na noite em que veiculou o time de maior torcida e ainda enfrentou a concorrência consolidada da Globo no futebol, os números do SBT foram acrescidos em 37%.

Ainda assim, é importante que se diga que a visibilidade do Rubro-Negro na emissora do Baú é uma fração daquilo que registrava na Globo – e isto precisa ser quantificado, pois impacta no valor da marca e no que cobrará de seus anunciantes. Os dois jogos do Flamengo que a Globo transmitiu pela Libertadores antes da pandemia haviam alcançado 36 pontos de média no Rio de Janeiro – exatamente o dobro do que o SBT conseguiu ontem. No PNT, a queda foi ainda maior. A título de comparação, na noite de 04/03/2020, Junior Barranquilla 1 x 2 Flamengo, pela Globo, marcou 26,7 pontos, com o Rubro Negro veiculado em 11 das 15 praças. Trata-se de um número 142% maior do que o desempenhado pelo SBT em noite de Flamengo.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Derrocada do Flamengo entra para o top-10 das maiores lives esportivas da história do futebol brasileiro 

Better Collective