Entidade abriu pacote de financiamento bilionário
Um projeto liderado por Liverpool e Manchester United ganhou o apoio da FIFA nesta semana e um pacote de financiamento de 6 bilhões de dólares (R$ 33 milhões) para a criação de uma “Premier League da Europa”, conforme publicou a SkySports.
Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito
A emissora inglesa trata a nova liga como “bombástica” e “monstruosa”, que reuniria de 16 a 18 clubes para um torneio totalmente patrocinado pela FIFA e que remodelaria completamente o cenário mundial do futebol.
O banco Wall Street JP Morgan entrou com o pacote de financiamento para a criação da liga, ou a “Premier League da Europa”. Vários clubes da Europa já tentam se associarem à nova liga, todos das cinco principais ligas nacionais.
Os clubes que entrarem agora, ao lado de Liverpool e Manchester United, vislumbram se tornarem membros fundadores do novo torneio. Vale lembrar que os gigantes ingleses propuseram o projeto à Premier League, mas a FA (Football Association) rechaçou a ideia.
Há uma data provisória já para o início da liga, em 2022. Além de Liverpool e Manchester United, outros cinco clubes ingleses irão tentar entrar no projeto.
A FIFA esteve diretamente ligada no projeto, que deve ser disputada paralelamente às ligas nacionais. A ideia é que seja o torneio mais bem pago da Europa e que a fase final seja disputada em fase eliminatória. O plano é que o o prêmio seja de “centenas de milhões de libras”.
A SkySports revelou quais clubes estariam interessados em participarem da liga. São eles: Arsenal, Chelsea, Manchester City, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Juventus e Bayern de Munique.
A UEFA, que organiza a Liga dos Campeões e pode ser prejudicada, não se pronunciou à SkySports. O projeto pode, segundo a emissora, “usurpar” o espaço do principal torneio continental a partir de 2022.
Leia mais:
Brasileirão: Clubes pedem anulação de jogos para pressionarem árbitros