PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Novidades Brasileirão: 8 clubes defendem acordo coletivo por venda dos direitos de transmissão

Brasileirão: 8 clubes defendem acordo coletivo por venda dos direitos de transmissão

Por Matheus Camargo em 21/10/2020 10:04 - Atualizado há 3 anos

Palmeiras lideram pedido por negociação coletiva

O Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) abriu uma investigação sobre o monopólio da Globo no futebol brasileiro e pediu respostas e sugestões aos clubes da Série A do Brasileirão. Segundo o blog do Rodrigo Mattos, do UOL, oito deles foram diretos: querem uma negociação coletiva pelos direitos de transmissão dos jogos do torneio.

Para justificar o pedido dos oito clubes, foi utilizado o modelo da Premier League, que é uma liga com negociações coletivas e tem a maior rentabilidade da Europa. Além do manifesto dos oito pela negociação coletiva, outros cinco pediram para que suas decisões não fossem divulgadas, outros três não fizeram registro no Cade, dois tomaram posição neutra e um se mostrou a favor da negociação individual.

Quem são os oito clubes?

Os oito clubes que lideram o pedido de negociações coletivas pelos direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão são Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba, Red Bull Bragantino, Goiás, Fortaleza, Sport e Bahia. Alguns foram mais incisivos, outros não.

Os neutros foram Athletico Paranaense e Corinthians, mas cada um pendeu para um lado. O Athletico se mostrou favorável às negociações coletivas, mas rechaçou a ideia de um intermediário nas negociações. O clube deseja que as conversas sejam diretas com o comprador.

O Corinthians, por sua vez, ficou “no muro”, mas admitiu que é mais viável para ele que sigam as negociações individuais por ter uma maior torcida e por receber uma fatia maior.

O Flamengo foi o mais incisivo ao se posicionar de forma contrária às negociações coletivas. O clube carioca segue defendendo a MP do Mandante, que caducou no congresso, para que cada clube negocie seus direitos com quem quiser.

Vasco, Grêmio, Botafogo, Fluminense e São Paulo pediram sigilo, enquanto Internacional, Santos, Ceará e Atlético-GO não registraram ofício.

Leia mais:
Brasileirão: Gaciba se desgasta na CBF após pedido de anulação de partida

Exit mobile version