Lightning supera Dallas Stars e vence sua segunda Stanley Cup
Na noite de segunda-feira (28), Tampa venceu o sexto jogo da série contra Dallas por 2-0, fechando a final em 4-2 e se sagrando campeão da temporada 2019/2020 da National Hockey League. Esse é o segundo título da franquia, que já havia levantado a taça em 2004.
O Lightning chegou como favorito à final da Stanley Cup contra os Stars. A equipe tem um grande poder ofensivo, e o time do Texas, que teve sua defesa como ponto forte durante a pós-temporada, não foi capaz de parar os atacantes de Tampa. Até Steven Stamkos, que jogou apenas dois minutos na terceira partida, deixou o seu gol na final. Porém, o que decepcionou a torcida de Dallas foi a incapacidade do time de ficar na zona ofensiva (criando poucas chances de gol) e as faltas que deram muitas oportunidades de pontuar ao adversário.
Victor Hedman foi considerado o melhor jogador das finais e com isso levou o troféu Conn Smythe. Ele é somente o décimo defensor a conquistar o prêmio, se juntando a lendas como Bobby Orr e Nicklas Lidstrom. Hedman jogou mais que todo mundo na final, com uma média de 26 minutos no gelo por jogo. Além disso, durante os playoffs, o sueco foi responsável por 10 gols, 12 assistências e ficou com um plus minus de +13.
Porém, não foi somente Hedman que se destacou no time. Brayden Point e Nikita Kucherov foram essenciais na campanha do Lightning ao longo dos playoffs. Eles marcaram respectivamente 32 e 33 pontos, ambos recordes da franquia. Kutcherov também ultrapassou a marca de Wayne Gretzky, conseguindo 26 assistências em uma única pós-temporada. Além deles, Andrei Vasilevskiy mostrou porque é considerado um dos melhores goleiros da liga. Ele teve três shutouts (inclusive no último jogo), uma porcentagem de .927 de defesas certas e uma média de apenas 1,9 gols sofridos por partida.
Este é um dado interessante de se pensar. Nos últimos anos, Tampa ficou conhecido por ser um time com um ataque explosivo e que marcava muitos gols. Porém, desde 2015, quando perdeu a final para o Chicago Blackhawks, o time vinha sofrendo na pós-temporada por tomar muitos gols e não conseguir imprimir o seu poder ofensivo contra defesas duras. A diferença do Lightning este ano foi justamente essa: conseguir ganhar jogos apertados e com placares baixos, o que mostra o grande trabalho do técnico Jon Cooper.
Outro aspecto importante de notar é o das contratações. O general manager Julien BriseBois, que assumiu o cargo em 2018, fez adições pontuais e que foram essenciais na campanha do título, pois o time ficou mais físico e com uma defesa mais sólida. Ele trouxe nomes importantes como Pat Maroon, Blake Coleman, Barclay Goodrow e Kevin Shattenkirk.
No entanto, a base do time vem sendo construída há muitos anos, com diversos atletas draftados e que estão no elenco desde meados de 2013. Além do título, a torcida de Tampa Bay tem motivos para continuar celebrando, pois muitos jogadores são jovens e tem bastante tempo de contrato com o time. Dessa forma, o Lightning deve continuar fazendo barulho nos playoffs nos próximos anos.