‘Sonho de consumo” do Vasco, Souza fecha com clube turco
Revelado pelo Vasco, Souza assinou contrato com o Besiktas até junho de 2023
Um dos sonhos de consumo do Vasco, nesta temporada, o volante Souza está de volta ao futebol europeu. O brasileiro acertou transferência nesta segunda-feira para o do Al-Ahli, da Arábia Saudita para o Besiktas, da Turquia. Esta, portanto, será a segunda experiencia do jogador no futebol turco.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
A princípio, o jogador recebeu sondagens de vários clubes da Europa. Ele, nesse ínterim, foi procurado pelo Braga, de Portugal, Genoa, da Itália, Genk, da Bélgica e Getafe, da Espanha. O clube turco, contudo, venceu a briga contra todos.
À primeira vista, Souza fica no Besiktas até junho de 2023. Além disso, o acordo prevê bônus or metas atingidas ao longo do vínculo. O contrato também possuí uma cláusula de ampliação do compromisso por mais uma temporada. Ou seja, até o meio de 2024.
Para contratá-lo, o Besiktas investiu 1,5 milhão de euros (R$ 9,4 milhões, pela cotação atual) para tirar o meio-campista do Al-Ahli. Ele ficou na mira do Vasco, principalmente após o jogador declarar recentemente que desejava retornar ao clube.
Em fevereiro de 2019, Souza utilizou as instalações do Vasco para se recuperar de uma cirurgia no púbis. Ele, nesse ínterim, alimentou o sonho dos torcedores de voltar a vestir a camisa vascaína apesar do vínculo com o Ah-Ahli até dezembro de 2021.
A carreira de Souza
Aos 31 anos, Josef de Souza Dias foi revelado nas divisões de base do Vasco. Ele atuou pelo time profissional de 2008 a 2010. Ele, nesse ínterim, disputou 61 partidas e marcou três gols. Além disso, o volante venceu a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009.
Após deixar o clube de São Januário, Souza teve passagem bem-sucedida pelo Porto. Por lá, ele conquistou a Liga Europa (2010/2011), o Campeonato Português (2010/2011 e 2011/2012), a Taça de Portugal (2010/2011) e a Supertaça de Portugal (2010 e 2011).
Posteriormente, o brasileiro se transferiu para o Fenerbahçe onde atuou por quatro temporadas. Apesar de não ter conquistado títulos, o meia deixou boa impressão junto aos torcedores San Kanaryalar. Recentemente, seu nome foi especulado no Fener. Mas o clube turco não formalizou proposta.
Na temporada 2018/2019, Souza se transferiu para o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Pela Seleção Brasileira, ele disputou apenas três partidas amistosas contra o Japão, França e Chile. Ao todo, o volante totalizou 82 minutos pelo time nacional.
LEIA MAIS:
Jackson Porozo, ex-Santos, aguarda visto de trabalho para se apresentar a clube português
Sporting recebe proposta para negociar Wendel, ex-Fluminense, com clube francês
Clubes da Espanha demonstram interesse em Lucas Paquetá