Fora dos planos de Sergio Conceição, Yordán Osorio tem contrato com o Porto até 2023
O zagueiro Yordán Osorio, de 26 anos, deve ser o próximo a se despedida do Porto. O defensor, que não está nos planos do técnico Sergio Conceição, entrou no radar do Parma, da Itália, e está com sua saída encaminhada nessa janela de transferências.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
O presidente do Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, está alinhando os últimos detalhes da negociação. De acordo com o jornal “O Jogo”, o defensor será emprestado por um ano. Além disso, o acordo prevê a compra dos direitos econômicos no fim do compromisso.
Desta forma, a tendência é que Yordán Osorio fique no Parma até junho de 2021. À primeira vista, o venezuelano terá seus salários bancados pelo clube italiano, o que ajudará o Porto a reduzir os custos com a folha salarial na atual temporada.
Assim como fez com outros jogadores, o Porto apresentou sua realidade financeira a Osorio e deu a opção de escolha ao zagueiro, que não se opôs a um novo empréstimo após atuar pelo Zenit, da Rússia, na última temporada. Além disso, o atleta terá condições de ganhar rodagem em uma liga de ponta da Europa.
Ainda segundo a publicação, essa não é a primeira proposta que chega da Itália por Yordán Osorio. No começo de setembro, o Cagliari e o Genoa tentaram contratar o jogador por empréstimo. Mas a negociação não evoluiu junto a diretoria Portista.
Atualmente, o Porto é dono de 50% dos direitos econômicos do atleta, enquanto o restante do passe é dividido entre o empresário e o próprio jogador. De acordo com o site “Transfermarkt”, Osorio está avaliado em 2,5 milhões de euros (R$ 16,1 milhões, pela cotação atual).
A carreira de Yordán Osorio
Nascido em Barinas, na Venezuela, Yordán Hernando Osorio Paredes foi revelado pelo Zamora. Após se profissionalizar, ele disputou 84 partidas e marcou cinco gols com a camisa do clube venezuelano. Ao todo, foram três temporadas atuando em seu país.
Posteriormente, Osorio foi levado por um grupo de empresários para Portugal em 2017. Por lá, o defensor atuou pelo Tondela, Vitória de Guimarães e Porto. Apesar de ter sido contratado como grande revelação do futebol sul-americano, ele nunca conseguiu se firmar no time azul e branco.
No último ano, ele foi emprestado ao Zenit onde disputou 16 jogos oficiais. Além disso, Yordán Osório acumula experiência atuando pela Seleção da Venezuela. O zagueiro, inclusive, soma 11 partidas pela equipe ‘Vino Tinto’. Além disso, o jogador defendeu o país na Copa América de 2019.