Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Outros Esportes O que esperar da final da Stanley Cup entre Tampa Bay Lightning e Dallas Stars

O que esperar da final da Stanley Cup entre Tampa Bay Lightning e Dallas Stars

Time da Flórida chega como favorito para ganhar seu segundo título

Por Thais May Carvalho em 19/09/2020 13:20 - Atualizado há 3 anos

Foto: Ray Carlin/Associated Press

Time da Flórida chega como favorito para ganhar seu segundo título

Está chegando a hora da grande final da NHL em Edmonton. A partir de sábado, o Tampa Bay Lightning e o Dallas Stars vão se enfrentar em uma série melhor de sete para ver quem ficará com a Stanley Cup. Sem dúvida, a equipe da Flórida chega como favorita à decisão, afinal foi uma das melhores durante a temporada e nos últimos anos tem ficado muito perto do título. Por outro lado, Dallas é um time confiante e vem contando com heróis improváveis durante os playoffs. Confira a seguir como cada time chegou à final e uma análise dos pontos fortes e fracos de ambos.

CAMINHO ATÉ A FINAL

Durante a temporada regular, o Lightning ficou em segundo lugar na Conferência Leste. Com isso, na primeira etapa da bolha, a equipe fez três partidas no round robins (não eliminatório), no qual venceu os Bruins e o Capitals e perdeu para os Flyers, ficando como segundo seed geral do Leste. Com isso, Tampa Bay enfrentou os Blue Jackets no round 1 e bateu a equipe de Columbus por 4-1. No round 2, a equipe venceu o Boston Bruins também por 4-1, e na final de conferência o Lightning eliminou o New York Islanders por 4-2.

Já a equipe de Dallas ficou em quarto lugar na Conferência Oeste durante a temporada regular. No round robins, os Stars perderam dos Golden Knights e do Avalanche, mas venceram os Blues, assim conquistando o terceiro seed do oeste. No primeiro round o time bateu o Calgary Flames por 4-2, no round 2 ele venceu o Colorado Avalanche por 4-3 e na final de conferência Dallas passou pelo Vegas Golden Knights por 4-1.

Crédito imagem: CBS Sports

O QUE ESPERAR DO TAMPA BAY LIGHTNING

Nas últimas temporadas, ninguém ganhou tantos jogos como o Lightning, porém a equipe só chegou à final em 2015, quando perdeu para os Blackhawks. No entanto, esse ano o time parece diferente, mais maduro e pronto para levantar a Stanley Cup. Com as adições de jogadores como Maroon, Goodrow e Bogosian, a equipe ficou mais física, enquanto ainda mantém muito da sua identidade de ser um time rápido e habilidoso com o disco.

Nessa pós-temporada alguns jogadores têm se destacado, como é o caso de Victor Hedman. Além de ser um grande defensor, ele tem sido essencial no ataque, com 9 gols e 6 assistências (o que lhe dá um impressionante plus minus de 19). Nikita Kucherov (com 26 pontos), Kevin Shattenkirk, Branden Point, Mikail Sergachev e Andrei Vasilevskiy também estão tendo ótimos jogos. A estratégia de Tampa de rodar o disco pelas bordas e ficar invertendo de lado foi dominante nos confrontos até então.

Todos já esperavam que a primeira linha, com Kucherov, Point e Palat fosse bem, mas a terceira, que conta com Goodrow, Gourde e Coleman tem sido essencial nos playoffs neutralizando os adversários e criando boas chances de pontuar. Por outro lado, a unidade composta por Killorn, Johnson e Cirelli deixou a desejar e todos têm um plus minus negativo.

O único ponto de interrogação do Lightning é Steven Stamkos. O capitão não jogou em nenhuma partida desde março, mas foi visto nos últimos dias treinando com os companheiros. Então fica a questão se ele vai aparecer nas finais ou não. Um outro fator que pode pesar contra a equipe de Tampa é o cansaço. Apesar de ter feito 19 partidas até o momento, o time jogou 13 prorrogações, ou seja, o equivalente a mais 4 partidas.

Crédito foto: Elsa/Getty Images

O QUE ESPERAR DO DALLAS STARS

Sim, Tampa é o favorito nessa série, mas Dallas está chegando super confiante à decisão. No início dos playoffs, poucos esperavam que os Stars fossem muito longe, mas eles superaram todas as expectativas e chegaram à sua primeira final da Stanley Cup desde o ano 2000.

Sem dúvida, um dos destaques da equipe na bolha é o goleiro Anton Khudobin. Ele está substituindo Ben Bishop (ex-Lightning), que é um dos melhores goleiros da liga, e fazendo um excelente trabalho com seu estilo agressivo para bloquear os chutes adversários. Com 34 anos de idade, ele passou por várias equipes e foi um goleiro reserva durante toda a carreira, mas está mostrando seu melhor hóquei no momento certo.

Além dele, Miro Heiskanen, com 22 pontos, o capitão Jamie Benn e Joel Kiviranta (também uma agradável surpresa) estão jogando muito bem na bolha. Apesar do time como um todo não ter muita experiência na pós-temporada, alguns veteranos já chegaram à final da Stanley Cup e podem guiar a equipe nesta série, como são os casos de Tyler  Seguin (que precisa jogar melhor), Corey Perry e Joe Pavelski.

A questão que fica com esse time de Dallas é se eles serão capazes de batalhar de igual para igual com Tampa. A defesa foi capaz de sufocar os adversários, mas o ataque não tem se mostrado muito efetivo. Nos confrontos anteriores, Calgary tinha uma defesa fraca, muitos jogadores de Colorado estavam machucados e Vegas foi ineficiente no ataque. Depois de uma surpreendente série explosiva contra o Avalanche, Dallas marcou somente 6 gols no 5×5 na final de conferência e todas as vitórias foram somente por um gol de diferença. Para ganhar do poderoso ataque do Lightning, a defesa terá que continuar atuando em alto nível e unidade ofensiva precisa melhorar.

Crédito foto: Jeff Vinnick/Getty Images

CALENDÁRIO DAS FINAIS

Confira abaixo a programação com o dia e o horário de Brasília de cada uma das partidas da final da Stanley Cup (todos os jogos serão transmitidos nos canais ESPN).

Jogo 1: Sábado, 19/09 – 20:30 

Jogo 2: Segunda-feira, 21/09 – 21:00

Jogo 3: Quarta-feira, 23/09 – 21:00

Jogo 4: Sexta-feira, 25/09 – 21:00

Jogo 5: Sábado, 26/09 – 21:00 (se necessário)

Jogo 6: Segunda-feira, 28/09 – 21:00 (se necessário)

Jogo 7: Quarta-feira, 30/09 – 21:00 (se necessário)

Exit mobile version