Parte do elenco de ‘A Fazenda 12’, da Record, Cartolouco era um dos principais nomes do esporte da Globo, mas acumulou algumas polêmicas que pesaram para sua demissão em abril
O jornalista Lucas Strabko, mais conhecido como Cartolouco, é um dos integrantes do elenco de ‘A Fazenda’ 12, da TV record, e ao ter seu nome anunciado para entrar na disputa pelo prêmio no valor de R$ 1,5 milhão, causou polêmica nas redes sociais ao afirmar que irá adestrar animais, a começar pelo cantor Biel. E quem se acostou a acompanhá-lo na Globo sabe que o ex-garoto propagando do Cartola FC gosta de polemizar, afinal, por isso foi demitido da emissora carioca em abril.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Em fevereiro, Lucas Strabko foi flagrado fazendo ‘guerra’ de álcool gel na redação do Globo Esporte enquanto a programação estava ao vivo no SporTV, canal fechado de esportes da emissora carioca, com um link da repórter Fabíola Andrade no programa ‘Redação SporTV’.
— Paulo (@Paulocoment) September 8, 2020
O jornalista chegou a se manifestar sobre o episódio em seu Instagram. “Guerra de álcool gel ainda será esporte esporte olímpico. Por enquanto só foi ao vivo no Redação SporTV. […] Mas, falando sério, é por isso que eu amo trabalhar na Globo. Tem momentos sérios, momentos de descontração, mas sempre é um clima muito bom. Todos são amigos”, escreveu na época.
Apesar do discurso,a direção da emissora não gostou da brincadeira e dias depois do episódio chegou a abreviar a passagem do jornalista no Globo Esporte de São Paulo por causa do episódio – segundo informação divulgada pelo site Observatório da TV.
Já em março, quando o Brasil entrava de vez na fase de pandemia do coronavírus e viralizou um desafio de fazer embaixadinhas com o rolo de papel higiênico, Cartolouco apareceu seminu em uma foto, sentado em uma privada, se limpando com o papel higiênico satirizando a brincadeira. Horas depois o post foi apagado, e em entrevista ao canal Pilhado, no YouTube, afirmou que estava querendo conscientizar as pessoas a não usarem o papel para fazer brincadeiras.
“O problema pelo qual eu acho que eu fui mandado embora foi: a Globo é muito conservadora ainda. A Globo não entendeu ainda esse boom que a internet teve, de ser uma coisa mais livre, da galera poder criar e fazer coisas à vontade. O que deu merda mesmo, eu estava na privada, pelado – mas coberto -, e era a imagem do desafio papel higiênico. A galera estava gastando papel higiênico para caramba e eu falei ‘pô, galera, o papel é para limpar a bunda, não para fazer embaixadinha’. Era para conscientizar o povo, mas a Globo ‘tá’ em mim”, explicou.
POLÊMICA COM A TORCIDA DO FORTALEZA:
Em 2018, Strabko foi suspenso e retirado de um painel do Esporte da Globo na CCXP – Comic Con Experience – após aparecer em um vídeo no meio da torcida do Ceará falando que o “Fortaleza era pequenininho”, durante uma partida entre Ceará e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.
Cartolouco se explicou e afirmou que não estava trabalhando quando aconteceu o episódio. “Quando você se torna um jornalista esportivo, naturalmente perde o sentimento pelo clube de coração – sim, é verdade, não tenha dúvida. Todo mundo tem um time quando moleque. Eu não fui diferente, mas perdi completamente a paixão – o que é doído, porque a essência do futebol é torcer.”
“Essa minha proximidade com o Ceará despertou aquela velha paixão cega de torcedor, que passa dos limites e, por muitas vezes, é desinteligente. Eu fui para o Ceará sem estar trabalhando. Eu fui para curtir a convite da galera que gosto demais. Eu tinha que estar ali. Meu 2018 ficou marcado com Lisca e por esse carinho sensacional do Ceará”, acrescentou.
LEIA MAIS:
‘Cartolouco’ conta bastidores de demissão ‘bizarra’ da Globo: “Os caras cansaram, eu fiz muita m…”
Profissão, idade e redes sociais: tudo o que você precisa saber sobre o Cartolouco, de A Fazenda 12