PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol FIFA quer “superclubes” em outros países para competirem com gigantes europeus

FIFA quer “superclubes” em outros países para competirem com gigantes europeus

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Presidente da entidade deixou claro o desejo para os próximos anos

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, voltou a afirmar em congresso online realizado pela entidade que deseja dar força a novos “superclubes” pelo mundo para que possam competir com os gigantes europeus, que há alguns anos dominam o cenário internacional do esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIxYUFqVHlhdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

“Temos que reduzir o gap para que 50 times nacionais possam ter chance de ser campeões mundiais, não 10. Precisamos desenvolver o futebol mundial para ter 50 clubes. Como podemos fazer? Debatendo, reforçando, olhando para as regras do jogo, reforçando as competições como Mundial de Clubes”, disse o mandatário da FIFA durante a exibição do evento online.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O desejo da FIFA existe há alguns anos, mas não vinha sendo debatido há algum tempo, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus. Infantino não revelou ideias diretas para dar força a alguns clubes ao redor do planeta, mas voltou a fortalecer o debate.

Segundo ele, o futebol de seleções também pode interferir e sofrer mudanças nos próximos anos. Vale destacar que desde 2002, com o Brasil, apenas seleções europeias conquistaram a Copa do Mundo: Itália, em 2006, Espanha, em 2010, Alemanha, em 2014, e França, em 2018.

“O próximo trabalho é o calendário internacional. Precisamos perguntar se todas as competições são interessantes para os fãs. Nós decidimos nos livrar da Copa das Confederações. Temos competições de mais ou não o bastante? Quantos jogos um atleta pode jogar? Quanto de descanso precisam? Precisa ser um descanso real e não encher com outras atividades. Vamos debater”, encerrou Infantino.

PUBLICIDADE

Desde a criação do Mundial de Clubes da FIFA no atual formato, os sul-americanos conquistaram apenas quatro títulos. Foram eles do Corinthians, em 2000 e 2012, do São Paulo, em 2005, e do Internacional, em 2006. A Europa conquistou 12 títulos. Foram campeões o Milan, em 2007, o Manchester United, em 2008, o Barcelona, em 2009, 2011 e 2015, a Inter de Milão, em 2010, o Bayern de Munique, em 2013, o Real Madrid, em 2014, 2016, 2017 e 2018, e o Liverpool, em 2019.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Governo do ES é o primeiro a aprovar retorno de torcedores aos estádios

Better Collective