Ex-goleiro completa 47 anos nesta terça-feira (04) e é conhecido por momentos milagrosos
Lembrado por um carreira extensa e campeã em um dos maiores times do brasil, o ex-goleiro Marcos completa 47 anos nesta terça-feira (04). O jogador permaneceu por 20 anos no Palmeiras, time que ingressou em 1992 após dois anos no Lençoense, e disputou 534 jogos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
O goleiro, chamado de “santo” por torcedores alviverdes, se aposentou em 2009. Mesmo assim, ainda é considerado o maior defensor de pênaltis na Copa Libertadores da América. Além disso, o ex-goleiro é o jogador que mais vezes na história vestiu a camisa do verdão.
Em sua longa trajetória pelo time, ficou conhecido também por São Marcos. Isso porque operou alguns milagres durante os jogos. Muitas das suas defesas ficaram marcadas no imaginário do torcedor e na história do clube.
Confira as 4 defesas históricas do Marcos
Alemanha x Brasil – Copa do Mundo 2002
O goleiro também brilhou pela seleção brasileira. Segundo Marcos, em entrevista ao Premeiere, suas defesas mais difíceis nesta edição foram feitas nas oitavas de final contra a Bélgica. Contudo, duas defesas na decisão contra a Alemanha merecem atenção.
No início do segundo tempo após uma batida de falta forte de Neuville, o goleiro salta e desvia a bola, que ainda sobra na trave antes de ir para fora. Já aos 37 do segundo tempo, Bierhoff bate firme de primeira buscando o canto direito, mas o nome de Marcos é gritado mais uma vez.
Palmeiras x Corinthians – Libertadores 1999
Nas quartas de final os times se encontraram no esquema mata-mata. Na primeira, o Palmeiras levou a melhor com uma atuação impecável de Marcos, foi um festival de defesas difíceis. Entretanto, ambos os jogos terminaram com o placar de 2×0, o que levou à decisão nos pênaltis.
No estádio do Morumbi, apesar de não ter ido bem no jogo, o goleiro brilhou nas cobranças de pênaltis. Após Dinei colocar para fora, Marcos defendeu a cobrança de Vampeta, para na sequência confirmar a classificação. O alviverde terminaria por conquistar o título inédito do torneio.
Palmeiras x Corinthians – Libertadores 2000
Buscando o bicampeonato da competição o Palmeiras encontrou novamente o Corinthians, contudo, desta vez pela semifinal do campeonato. O Palmeiras saiu atrás no mata-mata por um placar de 4×3. Mas no jogo seguinte, o verdão devolveu e a decisão foi para os pênaltis.
O placar já estava 5×4, Marcelinho Carioca partiu para a cobrança no canto, mas Marcos defendeu e saiu para a comemoração. O Palmeiras estava novamente na final. A defesa sagrou o jogador alviverde como Santo Marcos.
Palmeiras x Vasco – Rio- São Paulo 2000
Apesar do placar elástico de 4×0 para o verdão, um dos destaques da partida foi o goleiro Marcos. Segundo ele, em uma das defesas mais difíceis já feitas em sua carreira.
Gilberto, lateral do Vasco, deu um chute cruzado, a bola desviou no palmeirense Galeano e sobrou na pequena área para Edmundo finalizar. Já no chão e muito perto do atacante vascaíno, Marcos se levantou rapidamente e tirou a bola com a mão direita. Neste ano o Palmeiras se tornou pentacampeão do Torneio Rio São Paulo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJjeUJtaTI0RCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
LEIA MAIS
Taffarel, Dida e mais; Relembre 7 goleiros que são exímios pegadores de pênaltis</a>
Rivaldo, Zidane e mais 30: veja todos os camisas 10 da Copa do Mundo de 2002