Maior artilheiro de uma única edição de Copa do Mundo aposentou aos 29; entenda o motivo
Just Fontaine marcou 13 gols na Copa de 1958
O atacante francês Just Fontaine nasceu em Marrakesh, no Marrocos, e foi um dos mais talentosos de sua geração. É até hoje o jogador que mais marcou gols em uma única edição de Copa do Mundo, na Suécia, em 1958, quando guardou 13 vezes.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI3TURjb21TaSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
Mas o atacante não conseguiu o mesmo sucesso em clubes de fora da França e sequer saiu do país durante toda sua carreira.
Revelado pelo modesto Casablanca, defendeu apenas o Nice e o Reims, onde atingiu seu ápice e foi tricampeão francês e bicampeão da Copa da França.
Mas Fontaine brilhava mesmo com os Bleus. Com a camisa da seleção, tem mais gols do que partidas disputadas: foram 30 tentos em 21 jogos e uma média de impressionar.
Na Copa de 1958, seu ápice, tinha 25 anos e levou a França à semifinal, onde parou no Brasil de Pelé e Garrincha ao perder por 5 a 2.
Ao voltar ao Reims, fez parceria com Raymond Kopa, que voltava do Real Madrid. Mesmo com o título francês da temporada 1959/60 na bagagem, Fontaine nunca mais seria o mesmo. Em partida contra o Sochaux, o atacante fraturou a perna em duas partes e nunca conseguiu se recuperar.
Fontaine foi de idas e vindas até 1962, quando aos 29 anos anunciou oficialmente a aposentadoria dos gramados por não conseguir mais voltar a atuar em alto nível.
O ex-jogador se tornou treinador e comandou clubes como PSG e Toulouse. Também foi técnico da Seleção Francesa por um breve período e de Marrocos, na década de 80, quando se afastou do futebol.
Aos 87 anos, Fontaine vive atualmente em Paris com a família.
Leia mais:
Torcedores do Corinthians recuperam vídeo em que Felipe Melo admite torcida pelo clube