Liga dos Campeões já teve seis alemães na decisão; confira a lista
Bayern de Munique tentará dar mais um título da Champions para a Alemanha neste domingo (23)
Bayern de Munique tentará dar mais um título da Champions para a Alemanha neste domingo (23)
O Bayern de Munique está na final da Liga dos Campeões da Uefa neste domingo, encarando o Paris Saint-Germain para tentar seu sexto título da competição. E mais uma taça para a Alemanha, que tem uma grande tradição em finais da liga.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJuMk1QR3NtdCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial</h
Ao todo, seis times do país foram finalistas da Champions e três deles, um deles o Bayern, levantaram a taça mais cobiçada do Velho Continente. O Torcedores.com, na cobertura especial para a superdecisão deste domingo, irá mostrar as histórias destes clubes.
Eintracht Frankfurt (1960)
Coube ao Frankfurt ser o primeiro representante da então Alemanha Ocidental na final da Champions (então Copa dos Campeões), em 1960. Mas enfrentou o auge do grande Real Madrid de Puskás, Di Stéfano e cia, caindo na decisão numa partida cheia de gols: 7 a 3.
Bayern de Munique (1974/75/76, 1982, 1987, 1999, 2001, 2010, 2012/2013).
Foram ao todo dez finais da Liga dos Campeões para os bávaros. Nas três primeiras, conquistou o tri, além de títulos em 2001 e 2013. Em todas, com equipes repletas de craques, como Beckenbauer, Maier, Gerd Müller, Breitner, Élber, Oliver Kahn, Lahm, Thomas Müller, Ribéry, Robben, entre outros. Isso sem falar nas derrotas, como a histórica queda para o Manchester United em 1999, no finalzinho do jogo).
Borussia Mönchengladbach (1977)
O tri do Bayern poderia se converter num tetra alemão com o Gladbach indo à final contra o Liverpool. Mas os Reds, que vinham construindo uma dinastia que dominaria a Europa nos anos seguintes, venceram a decisão por 3 a 1 e encerraram o sonho do Borussia.
Hamburgo (1980 e 1983)
Hoje sem conseguir sair da segunda divisão alemã, o torcedor do Hamburgo deve se lembrar com carinho do começo da década de 80, quando foi a duas finais da Champions. Na primeira, caiu diante do Nottingham Forest. Depois, aprendeu a lição e bateu a Juventus de Platini e Boniek para conquistar a Europa.
Borussia Dortmund (1997 e 2013)
O time aurinegro da Vestfália saboreou o gosto do título pela primeira vez em 1997, ao bater a Juventus na grande final. E ainda tentaria em 2013 a segunda, mas o rival Bayern de Munique impediu o sonho de um segundo troféu da Champions.
Bayer Leverkusen (2002)
O Bayer nunca foi campeão da Bundesliga e é sinônimo de time que fica sempre no ‘quase’. Em 2002, teve a chance de ouro de ser campeão europeu, mas Zidane (que marcou um golaço que entrou para a história) e o Real Madrid mantiveram a sina do Leverkusen.
LEIA MAIS
Viradas, goleadas e mais; Relembre 5 finais inesquecíveis de Champions League
Não é só o PSG! Confira todos os times franceses finalistas da Liga dos Campeões
(Crédito da foto: Divulgação/Facebook Bayern de Munique)