Gilberto e mais seis: saiba quais jogadores atuaram por Benfica e Fluminense
Ex-lateral do Fluminense é uma das principais contratações do Benfica para esta temporada
Ex-lateral do Fluminense é uma das principais contratações do Benfica para esta temporada
Brasileiros em Portugal? O país sempre foi a porta de entrada para os nossos jogadores no mercado europeu. Por isso, é inevitável não associarmos essa invasão verde amarela ao Benfica. Os brasileiros, inclusive, também tiveram, e ainda têm, uma participação gigante na história do clube.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
À primeira vista, o nome de maior destaque do Benfica é o atacante Carlos Vinícius ex-Palmeiras. Aldair, Luisão, Carlos Mozer, Ricardo Gomes, Léo, Valdo e Jonas, só para exemplificar, são considerados lendas para os torcedores Encarnados.
Existem, porém, outros jogadores que tiveram passagem ruim no Estádio da Luz com destaque para Bruno Cortês, Paulo Almeida, Donizete Pantera e Paulo Nunes. Considerado maior astro do futebol brasileiro, Gabriel Barbosa, do Flamengo, não deixou boa impressão junto aos lusos.
A princípio, o Benfica investiu 29 milhões de euros só com jogadores brasileiros. O clube, nesse ínterim, pagou 20 milhões de euros (R$ 140,6 milhões) para tirar o atacante Everton Cebolinha do Grêmio. Além disso, time português pagou 3 milhões de euros (R$ 19 milhões) para adquirir os direitos do lateral Gilberto junto ao Fluminense.
De acordo com a imprensa portuguesa, o presidente Luís Filipe Vieira ainda não desistiu de tirar Bruno Henrique, do Flamengo. Ainda segundo o jornal “O Jogo”, o clube ainda não desistiu de tirar Marcos Paulo, do Fluminense.
Entre erros e acertos, o Torcedores.com relacionou seis jogadores que vestiram as camisas de Benfica e Fluminense ao longo da história. A reportagem levou em consideração o tempo de clube, conquistas e relação com a torcida para elaborar o ranking. Confira a lista!
André Luís
Revelado pelo Santos, o zagueiro atuou ao lado de Diego e Robinho na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002. Posteriormente, ele foi negociado com o Benfica. André Luís, porém, disputou apenas duas partidas com a camisa Encarnada. Em 2009, o defensor teve passagem destacada pelo Fluminense.
Cláudio Adão
Considerado um andarilho do futebol, o atacante defendeu o Fluminense de 1980 a 1981. Ele, nesse ínterim, marcou 48 gols em 59 partidas com a camisa tricolor. Posteriormente, Cláudio Adão foi negociado com o Benfica. Ele, porém, ficou apenas dois meses no clube após ser dispensado pelo técnico sueco Sven-Goran Eriksson.
Edcarlos
Com passagens pelas seleções de base do Brasil, o zagueiro foi comprado pelo Benfica em 2008. Ele, porém, nunca conseguiu se firmar. Edcarlos ficou apenas seis meses no clube onde disputou 27 partidas oficiais. Posteriormente, o defensor foi empresado ao Fluminense. Entretanto, o atual jogador do Juventude não deixou saudades.
Diego Souza
Cria do Fluminense, Diego Souza foi contratado pelo Benfica em 2005. Na época, o presidente Luís Filipe Vieira atravessou a negociação do jogador com o Sporting. O jogador, porém, não correspondeu às expectativas e disputou apenas oito partidas pelo clube. Três anos depois foi negociado em definitivo com o Palmeiras.
Ricardo Gomes
Dono de ótima impulsão e espírito guerreiro, Ricardo Gomes é considerado um dos maiores ídolos da história de Benfica e Fluminense. Com a camisa Encarnada onde venceu duas vezes o Campeonato Português e uma Taça de Portugal. Pelo tricolor das laranjeiras, o defensor foi um dos ícones da conquista do Campeonato Brasileiro.
Roger Flores
Roger chegou a ser apelidado de ‘Maradoninha’ pelo futebol diferenciado no fim dos anos 90. Em 2000, a cria do Fluminense foi contratada com status de craque pelo Benfica. Em quatro temporadas, ele disputou 44 jogos e marcou sete gols. O camisa 10, porém, foi dispensado após o fim de seu contrato.