Ex-Boca Juniors, Gustavo Alfaro é o novo técnico da seleção do Equador
Gustavo Alfaro chega com a missão de classificar o Equador para a Copa do Mundo de 2022
Gustavo Alfaro chega com a missão de classificar o Equador para a Copa do Mundo de 2022
Sem surpresa para ninguém. A Federação Equatoriana de Futebol (FEF), oficializou nesta quarta-feira, através de entrevista coletiva virtual, que Gustavo Alfaro é o novo técnico da seleção do Equador. Ele, inclusive assinou contrato até julho de 2022. Afinal, a sua missão é classificar a equipe para a Copa do Mundo do Qatar.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
O argentino herda o lugar de Jordi Cruyff. O holandês pediu demissão da seleção em junho sem ter disputado uma única partida à frente da equipe. Afinal, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) atrapalhou o planejamento para as Eliminatórias para a Copa de 2022.
O treinador, filho do mitológico Johan Cruyff, foi contratado em janeiro deste ano, mas depois do número elevado de pessoas contaminadas no Equador, ele retornou à Espanha. Posteriormente, o técnico comunicou o seu desligamento da entidade.
Francisco Egas, presidente da FEF, vai divulgar nos próximos dias o nome dos outros membros da comissão técnica. A tendência é que o novo técnico peça a contratação de um auxiliar, um analista de desempenho, um preparador físico e um preparador de goleiros.
Antes do acerto com a FEF, Gustavo Alfaro estava prestes a definir a sua ida para os Estados Unidos. O treinador foi procurado por um clube que disputa a Major League Soccer. Porém, com a proposta de comandar o Equador, o técnico desistiu da oferta e pegou o projeto.
Comandar uma seleção era um sonho antigo de Alfaro. Em 2019, ele teve o nome cogitado para treinar a Arábia Saudita e os Emirados Árabes. As entidades, contudo, não chegaram a um acordo econômico com o argentino.
A carreira de Gustavo Alfaro
Aos 58 anos, Gustavo Julio Alfaro inciou a carreira com treinador há 28 anos no Atlético Rafaela. Posteriormente, ele acumulou experiência no Quilmes, Belgrano, San Lorenzo, Arsenal de Sarandi, Rosário Central, Tigre, Gimnasia e do Huracán.
Além disso, o argentino comandou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, na temporada 2009/2010. Foi, inclusive, a primeira vez que ele comandou uma equipe do exterior. Apesar sexta colocação no campeonato local, Alfaro não teve o contrato renovado pelo príncipe Fahd bin Khalid.
Antes de assumir a seleção do Equador, Gustavo Alfaro comandou por duas temporadas o Boca Juniors. O treinador, nesse ínterim, venceu o Campeonato Argentino 2019/2020 e a Copa da Argentina 2018/2019.