Dérbi tem história centenária e é um dos maiores clássicos do Brasil
Corinthians x Palmeiras voltam a realizar uma final de Paulistão na quarta-feira (5), com jogo de ida na Arena e volta no Allianz, no sábado (8). Mas vários jogos entre os rivais sequer precisaram ser decisões para entrarem para a história.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIwRlRtRUp0VSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Veja abaixo os 20 maiores confrontos da história entre Corinthians x Palmeiras:
Palestra Itália 3 x 0 Corinthians – 1917
O Verdão quebrou uma invencibilidade de três anos do Timão em 1917. O alvinegro era duas vezes campeão paulista e o alviverde havia acabado de se profissionalizar. Caetano marcou os três gols da partida, que para muitos foi a chave para a ascensão do Palestra Itália, que futuramente se tornaria Palmeiras.
Corinthians 4 x 1 Palestra Itália – 1929
Pelo Paulistão de 1929, o Corinthians precisava de uma vitória na última rodada para chegar ao título, já que a competição era em pontos corridos. Sem chances, o Verdão tinha como objetivo evitar a taça do rival, mas acabou goleado por 4 a 1.
Palestra Itália 8 x 0 Corinthians – 1933
Foi o alviverde o responsável pela maior goleada sofrida na história do Corinthians. Em 1933, a equipe aplicou um sonoro 8 a 0 no rival e foi responsável pela renúncia do presidente e pela primeira revolta violenta de torcedores, conforme os jornais da época. Além do placar, outra curiosidade é que a partida foi válida por dois torneios: o Rio São-Paulo e o Paulistão. O acordo foi feito pelo aperto no calendário da época. Ou seja, muitos palmeirenses brincam e dizem que foram duas goleadas.
Palestra Itália 2 x 1 Corinthians – 1937
A primeira final de Paulistão direta entre as equipes foi em 1937 e terminou com título alviverde. Foram três jogos e o Corinthians não venceu nenhum, mas o que ficou marcado foi o último, quando o Verdão venceu por 2 a 1 em sua casa.
Corinthians 3 x 1 Palmeiras – 1942
O Palmeiras disputava seu primeiro Paulistão com o novo nome após a exigência do governo para que abandonasse a nomenclatura Palestra Itália. A equipe conquistou o título estadual e chegava invicto na última partida para entrar para a história ao ser campeão sem perder um jogo sequer. Mas o rival Corinthians acabou com a expectativa no dia 4 de outubro e venceu o Verdão por 3 a 1 naquele que foi o primeiro dérbi “original”, ou seja, já entre Corinthians x Palmeiras.
Corinthians 6 x 4 Palmeiras – 1953
O Timão ainda dominava o futebol paulista no período e enfrentou o Palmeiras pelo Paulistão de 1953 no jogo com maior número de gols entre as equipes. O alvinegro venceu por 6 a 4 e contou com três gols de Cláudio, seu maior artilheiro.
Corinthians 1 x 1 Palmeiras – 1955
O confronto do dia 6 de fevereiro de 1955 foi recheado de estranhezas, já que valia realmente pela decisão do Paulistão de 1954, o Palmeiras vestia as cores azuis e um empate bastava para o título corintiano. O alvinegro segurou um heroico empate por 1 a 1 e conquistou aquele que seria seu último título antes do jejum de 23 anos, que só seria quebrado em 1977.
Palmeiras 1 x 0 Corinthians – 1974
A fila do Corinthians já chegava há 20 anos e a final do Paulistão de 1974 parecia o momento certo para o título. Mas o Palmeiras não quis saber e contou com gol do atacante Ronaldo para calar os alvinegros no Morumbi e ficar com o título paulista. Craque do Corinthians, Rivellino deixou o clube poucos dias após a partida, acusado de “pipocar” na decisão.
Corinthians 5 x 1 Palmeiras – 1982
O Timão vivia o auge da Democracia Corintiana e o Verdão viu a roda girar e enfrentava um tabu de títulos. Em um dos clássicos mais tecnicamente desiguais do período, o Corinthians aplicou um 5 a 1 no Morumbi com gols de Casagrande (três vezes), Sócrates e Biro-Biro.
Corinthians 1 x 0 Palmeiras – 1983
A partida era válida pela semifinal do Paulistão de 1983 e chamou a atenção pela tática usada pelo alviverde. A equipe decidiu anular Sócrates nos dois jogos da semifinal, mas a falha já foi vista na ida. A partida terminou em 1 a 1, gol do camisa 8. Na volta, o Verdão foi melhor e só não venceu por parar em Emerson Leão, ídolo do clube, mas que defendia o Corinthians na época.
Foi então que, mesmo com marcação individual, Sócrates fez jogada sozinho e marcou o gol da vitória por 1 a 0. O Timão seria bicampeão paulista.
Palmeiras 3 x 0 Corinthians – 1986
O Verdão devolveu a derrota nas semifinais de 1983 com um baile sobre o rival três anos depois. Já com equipes completamente diferentes, o Palmeiras passou por cima do Corinthians no jogo de volta e contou com brilho do atacante Mirandinha. O alviverde devolveu o 1 a 0 do Corinthians na ida e levou o confronto para a prorrogação. Mirandinha voltou a marcar e viu o meia Éder encerrar a partida com um gol olímpico: 3 a 0.
Palmeiras 4 x 0 Corinthians – 1993
O dia 12 de junho de 1993 é encarado como o Dia da Paixão para os torcedores do Palmeiras. Foi o jogo da volta do Paulistão daquele ano e terminou com goleada história sobre o rival. O Verdão contou com gols de Zinho, Edílson e Evair, duas vezes, para se sagrar campeão paulista após 17 anos. Além de tudo, o alviverde devolveu a provocação de Viola, que marcou o gol do 1 a 0 do Corinthians no jogo de ida e imitou um porco.
Palmeiras 3 x 1 Corinthians – 1994
As equipes decidiram o Brasileirão de 1994 em dois jogos, naquele que foi o primeiro grande confronto decisivo das equipes em nível nacional. O título veio no jogo de volta, com empate por 1 a 1, mas foi na ida que o Verdão decidiu a competição. Rivaldo brilhou, marcou duas vezes e o Palmeiras venceu por 2 a 1.
Corinthians 2 x 2 Palmeiras – 1999
O Palmeiras havia acabado de ser campeão da Libertadores e foi para a disputa da final do Paulistão contra o rival Corinthians com cabelos verdes em provocação, já que eliminou o alvinegro na caminhada ao título. Mas o Timão deu o troco. Após vencer a ida por 3 a 0, empatou por 2 a 2 na volta e Edílson decidiu provocar com embaixadinhas no meio do gramado, o que causou uma pancadaria generalizada.
Palmeiras 3 x 2 Corinthians – 2000
Um ano após derrubar a equipe nas quartas da Libertadores, o Palmeiras repetiu a dose em 2000, mas em estilo ainda maior. O Corinthians venceu a ida por 4 a 3 e precisava de um empate na volta para chegar à decisão. Em certo momento, o alvinegro chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas levou a virada, perdeu por 3 a 2 e viu o confronto chegar aos pênaltis. Por lá, Marcos brilhou, encerrou as cobranças ao pegar pênalti de Marcelinho e chegou à final da competição.
Corinthians 0 x 0 Palmeiras – 2011
O jogo era válido pela rodada final do Brasileirão de 2011 e o Corinthians era o líder, mas precisava de ao menos um empate para confirmar o título. O Verdão entrou para atrapalhar a festa do rival, já que não tinha grandes pretensões. A partida foi recheada de confusões entre Jorge Henrique e todo o time palmeirense, mas o Timão chegou ao fim da partida com o empate por 0 a 0 e foi campeão brasileiro.
A partida também é destacada por ter sido realizada no mesmo dia em que Sócrates morreu, em 4 de dezembro de 2011.
Corinthians 1 x 0 Palmeiras – 2015
O confronto foi recheado de nuances e de brigas nos bastidores, já que o MP e o Palmeias gostariam de torcida única naquele que seria o primeiro dérbi da história no recém-inaugurado Allianz Parque. O Timão não aceitou e no fim conseguiu sua carga de ingressos. Em campo, Cássio acabou expulso por cera, mas o alvinegro bateu o rival por 1 a 0 mesmo fora de casa com gol de Danilo.
Palmeiras 2 x 0 Corinthians – 2015
Se o Corinthians venceu no Allianz, o Palmeiras devolveu pouco tempo depois na Arena Corinthians. Em jogo que ficou marcado por ser a despedida de Valdívia, o Verdão aplicou um 2 a 0 com gols de Rafael Marques e Zé Roberto e encerrou um jejum de quatro anos sem vitórias no dérbi.
Corinthians 1 x 0 Palmeiras – 2017
O jogo era válido ainda pela fase de grupos do Paulistão, mas ficou marcada como chave de virada para o Corinthians, já que um erro de arbitragem quase colocou tudo a perder. Thiago Duarte Peixoto expulsou Gabriel no primeiro tempo após alegar que o camisa 5 fez falta em Keno, mas o autor da infração foi Maycon. Os corintianos se revoltaram e a partida ainda marcava 0 a 0. O Verdão pressionou até o fim, mas já após os 40 do segundo tempo, Jô marcou em contra-ataque e deu vitória heroica ao alvinegro.
Corinthians 1 x 0 Palmeiras – 2018
As equipes voltaram a decidir o Paulistão em 2018, 19 anos após o problema envolvendo as embaixadinhas de Edílson. O alviverde venceu o rival por 1 a 0 na ida, na Arena Corinthians, e precisava de um empate simples em casa, com torcida única, para ser campeão paulista após dez anos. Mas o Timão surpreendeu, marcou logo no início com Rodriguinho e levou o confronto para os pênaltis. Cássio brilhou e o Corinthians terminou campeão paulista na casa do rival.