Análise tática: Corinthians mostra novidades em campo na vitória contra o Coritiba
Com mudanças na escalação e na parte tática, Corinthians apresentou melhoras na criação de jogadas ofensivas
Com mudanças na escalação e na parte tática, Corinthians apresentou melhoras na criação de jogadas ofensivas
O Corinthians conseguiu uma importante vitória contra o Coritiba na 3ª rodada do Brasileirão. Mais do que os três pontos, foi possível notar algumas mudanças no ataque do Timão, justamente um dos setores mais criticados do time. Além das novidades entre os titulares, ficaram evidentes algumas novidades táticas na partida.
Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ6WTFNazZJdSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Após a partida o auxiliar Evandro Fornari explicou porque Araos e Léo Natel começaram no time titular. O Torcedores fez uma análise da partida e mostra as principais mudanças no time.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Apoio dos dois laterais
Um dos pontos que foi possível notar desde o começo do jogo. Com a bola nos pés foi possível ver situações onde os dois laterais apoiavam ao mesmo tempo.
Com isso o Corinthians alternava jogadas pelos dois lados do campo, ao contrário do primeiro semestre e do retorno do futebol, quando o time concentrava suas jogadas pelo lado direito do campo.
Movimentação ofensiva do ataque
Um dos principais motivos da escolha de Araos no lugar de Luan. Apesar de começar centralizado, o meia chileno teve liberdade para se movimentar e criou jogadas pelos dois lados do campo. Léo Natel começou aberto pela esquerda, mas também teve momentos onde criou jogadas pela direita.
Já Ramiro apareceu como elemento surpresa na área em lances no primeiro tempo e teve chances de marcar seu gol, mas pecou na finalização. Fato esse que foi resolvido no segundo tempo, quando Gustavo Mosquito substituiu o jogador, mantendo a parecida. Não foi por acaso que o jogador conseguiu marcar seu gol no segundo tempo.
Viradas de jogo
Com dois laterais que têm qualidade no apoio, os jogadores de meio de campo acabam tendo uma ótima opção para quebrar a linha de marcação adversária. Tanto Cantillo como Araos possuem qualidade no passe e com isso puderam inverter jogadas para os laterais, permitindo o time explorar as subidas de Sidcley e Fagner.
Já tinha sido possível notar essas inversões com Cantillo e Fagner em vários jogos. Mas com a entrada de Sidcley o time ganhou essa opção pelo outro lado do campo.
Outros pontos a serem destacados do Corinthians
Se o time apresentou melhora na parte ofensiva, por outro lado é importante destacar que o time teve alguns problemas defensivos por conta de um esquema mais ofensivo. Mesmo com um jogador a mais, o time sofreu o gol de empate em jogada de contra-ataque.
Apesar de parte da torcida questionar, Gabriel acaba sendo uma peça importante em um esquema ofensivo. Com o apoio dos dois laterais o volante muitas vezes ficava mais recuado, agindo quase como um terceiro zagueiro, para recompor a defesa.
Outro problema dessa formação é a parte física. Como os jogadores acabam tendo uma movimentação constante, o ritmo no segundo tempo tende a cair e a defesa pode ficar exposta. Esse ponto pode ser minimizado com a questão das cinco substituições que Tiago Nunes pode realizar por partida.
LEIA MAIS:
Léo Natel projeta Corinthians lutando por título: “tem que chegar”