Home Futebol Como era o mundo do futebol quando o Palmeiras conquistou seu último título paulista?

Como era o mundo do futebol quando o Palmeiras conquistou seu último título paulista?

Um rival era bicampeão brasileiro, outro estava na Série B, mas treinador era o mesmo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Um rival era bicampeão brasileiro, outro estava na Série B, mas treinador era o mesmo

O Palmeiras não é campeão paulista desde 2008 e terá a chance de voltar a conquistar o estadual em dois jogos contra o rival Corinthians. Nesta quarta-feira (5), na casa do rival, e no sábado (8), no Allianz Parque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI3RGRjektVRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas como era o mundo da bola quando o Palmeiras levantou seu último título paulista?

A competição terminou no dia 4 de maio daquele ano com uma goleada por 5 a 0 sobre a Ponte Preta, ainda no antigo Parque Antarctica. O elenco era completamente diferente, mas o treinador era o mesmo de 2020: Vanderlei Luxemburgo.

A semelhança, porém, fica apenas nisso. Isso porque o Corinthians, por exemplo, rival da decisão de 2020, estava na Série B do Brasileirão pela primeira vez em sua história.

PUBLICIDADE

O rival “forte” do Verdão no período era o São Paulo, atual bicampeão brasileiro – conquistaria o tri no fim de 2008 – e o Santos era o atual bicampeão paulista.

PUBLICIDADE

Mas as diferenças não eram apenas no futebol paulita. No Rio de Janeiro, a sensação era o Fluminense, atual campeão da Copa do Brasil e principal destaque da Libertadores, que naquele período estava nas oitavas de final – o Flu posteriormente chegaria à decisão, mas pararia na LDU.

O Palmeiras tinha em seu ataque nomes que ficaram marcados para a torcida: Kléber Gladiador e Alex Mineiro, o artilheiro daquele Paulistão com 15 gols, mas que aposentaria apenas dois anos depois, no Athletico Paranaense.

Naquele mesmo dia, em 4 de maio, o Flamengo, o Cruzeiro e o Internacional conquistaram seus respectivos estaduais.

Europa
Na futebol europeu, as equipes inglesas dominavam. A final da UEFA Champions League seria disputada dias após a final do Paulistão e colocaria frente à frente Chelsea x Manchester United.

PUBLICIDADE

A Liga Europa apresentava uma nova sensação para o futebol mundial, o Zenit, do camisa 10 criativo Andrey Arshavin. A equipe seria base da seleção russa que brilharia na Eurocopa meses depois e eliminaria a Holanda, mas pararia nas semifinais para a Espanha, campeã do torneio.

O Brasil vivia ciclo olímpico e estava em momento de decisão para quem seriam os três escolhidos como os acima dos 23 anos a estarem nos Jogos. Posteriormente, apenas Ronaldinho Gaúcho foi com Dunga às Olimpíadas e fardou a braçadeira de capitão, mas a Seleção terminou com o bronze.

Relembre a escalação do Palmeiras no jogo do título do Paulistão 2008:

Marcos (Diego Cavalieri); Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Kléber (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny)

PUBLICIDADE

Os gols do 5 a 0 foram marcados por Ricardo Conceição (contra), Alex Mineiro (duas vezes), Valdivia e Diego Souza.

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial