Maurício Isla, novo reforço do Flamengo, aumentou a legião de chilenos no Brasil
O Flamengo anunciou oficialmente a contratação do lateral-direito Mauricio Isla, que estava no Fenerbahçe, da Turquia. Após alguns dias de negociações, depois do jogador rejeitar ofertas do Betis e Valencia, a chegada do chileno foi anunciada oficialmente pelo clube através de suas redes sociais.
Isla assinou contrato até dezembro de 2022. Assim como aconteceu nas contratações de Gabriel Barbosa, Bruno Henrique, Giorgian Arrascaeta, Rodrigo Caio, entre outros, a negociação foi conduzida pelo vice-presidente de futebol do clube Marcos Braz. Aos 32 anos, Maurício Isla foi revelado pela Universidad Católica.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Antes de ser contratado pelo Flamengo, o defensor passou pela Udinese, Juventus, Cagliari, Queens Park Rangers, Olympique de Marselha e Fenerbahçe. Além disso, ele é titular da Seleção do Chile. Com a camisa ‘roja’, Mauricio Isla conquistou a Copa América de 2015 e 2016. É, portanto, um dos maiores laterais da história do futebol chileno.
Agora, Mauricio Isla chega ao Flamengo com o status de titular após a saída de Rafinha para o Olympiakos, da Grécia. Brigando pela posição, estão o contestado João Lucas, e o jovem Matheus França, que vem buscando um espaço no elenco comandado pelo técnico espanhol Domènec Torrent.
Mas não são todos os jogadores chilenos que atuaram no futebol brasileiro que são lembrados com carinho pelos torcedores. Entretanto, há alguns nomes que tiveram destaque nos principais clubes do país e ainda marcaram história. Afinal, quando pensamos em atletas do Chile, nossa lembrança se remete aos lendários Elias Figueroa e Claudio Maldonado.
Mas não são apenas esses dois chilenos que atuaram no futebol brasileiro. De acordo com o departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 36 jogadores do país vizinho passaram por aqui. E você provavelmente não lembrava. Por isso, o Torcedores.com escolheu os 11 melhores (ou não) chilenos que defenderam os principais clubes do Brasil. Confira!
Nelson Tapia
Foi contratado pelo Santos a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele chegou com a missão de disputar posição com o ídolo santista Fábio Costa. Tapia, no entanto, ficou marcado pelas falhas cometidas em jogos decisivos. O goleiro, nesse ínterim, disputou apenas 18 partidas com a camisa alvinegra. Por outro lado, o chileno conquistou o Brasileirão de 2004.
Luis Pedro Figueroa
O lateral atuou pelo Palmeiras de 2009 a 2010. Figueroa, nesse ínterim, disputou 26 jogos e marcou um gol. O chileno se destacava pela precisão nos cruzamentos. Ele, porém, alternou bons e maus momentos. Além disso, acumulou uma série de problemas musculares. Com isso, o jogador foi dispensado pela diretoria alviverde.
Cristián Suárez
À primeira vista, o zagueiro foi contratado pelo Corinthians com status de grande revelação do futebol chileno em 2008. Mas Suárez pouco atuou com a camisa do Timão. Em três meses, ele disputou apenas quatro jogos. Posteriormente teve o contrato rescindido pela diretoria do clube paulista. O gringo, inclusive, não deixou saudades nos corintianos.
Elias Figueroa
Considerado o maior jogador chileno de todos os tempos, Figueroa defendeu o Internacional de 1971 a 1974. Ele, nesse ínterim, foi Bicampeonato Brasileiro em 1975 e 1976. Além disso, eternizou o seu nome nos corações colorados com a conquista do Campeonato Gaúcho de 1971 a 1976. Ao todo, ‘Dom Elias’ disputou 336 partidas e marcou 27 gols com a camisa do Inter.
Jean Beausejour
Em 2005, o chileno foi contratado para reforçar o Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter atuado apenas uma temporada no Tricolor Imortal, o lateral-esquerdo ficou marcado pelo espírito guerreiro em campo. Ele, inclusive, disputou 55 jogos e marcou sete gols pelo clube gaúcho. Além disso, Beausejour venceu a Copa América em 2015 e 2016.
Claudio Maldonado
Revelado pelo Colo-Colo, o volante vestiu as camisas do São Paulo, Cruzeiro, Santos, Flamengo e Corinthians. Ele, nesse ínterim, conquistou 15 títulos: o Mundial de Clubes (1), a Recopa Sul-Americana (1), o Campeonato Brasileiro (2), a Copa do Brasil (1), o Torneio Rio-São Paulo (1), Paulista (4), Mineiro (3) e o Carioca (2). É, portanto, o maior chileno que atuou no futebol brasileiro.
Mark González
Após passagem vitoriosa pela Europa, Mark González foi o principal reforço do Sport Recife em 2016. Contratado com status de craque, faixa e camisa 10, o chileno teve breve passagem pelo futebol brasileiro. Ele, nesse ínterim, disputou 19 partidas e marcou um gol. Posteriormente, o gringo foi dispensado pelo clube pernambucano após acumular uma série de lesões musculares.
Leo Valencia
Destaque do Palestino na Copa Sul-Americana, o chileno foi disputado a ‘tapa’ por Flamengo, Grêmio, Internacional e Vasco. Mas o Botafogo atravessou a negociação dos rivais e acertou a contratação do gringo. Leo Valencia atuou por três temporadas com a camisa alvinegra. Ele, nesse ínterim, disputou 92 partidas e fez seis gols. Foi dispensado pelo clube no começo da temporada de 2020.
Jorge Valdívia
Considerado um dos maiores ídolos da história recente do Palmeiras, Valdívia atuou por nove temporadas no futebol brasileiro. Com a camisa alviverde, ‘El Mago’ disputou 240 partidas e marcou 41 gols. Além disso, o camisa 10 venceu a Copa do Brasil de 2012 e 2015, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013 e o Campeonato Paulista de 2008.
Maurício Pinilla
Em 2008, o centroavante foi o primeiro reforço de ‘peso’ da gestão Roberto Dinamite no Vasco. E põe ‘peso’ nisso. O chileno se apresentou visivelmente fora de fora. Além do problema com a balança, Pinilla era frequentador assíduo da ‘night carioca’. Por isso, o gringo foi apelidado de ‘Capinilha’ pela torcida vascaína em alusão a famosa bebida brasileira. Pelo clube de São Januário, o atacante disputou apenas três jogos. Foi dispensado após o primeiro rebaixamento da história do Vasco.
Héctor Tapia
Ao lado de Rivaldo, o atacante foi o principal reforço do Cruzeiro na temporada de 2004. Ele chegou à Toca da Raposa com fama de artilheiro após passagens pelo Colo-Colo, Universidad Católica, Palestino, Perugia e Lille. Com a camisa celeste, Tapia marcou quatro gols em 23 jogos. Com isso, ele teve o contrato encerrado pela diretoria do clube mineiro.
Confira os clubes que os chilenos atuaram no futebol brasileiro: 36
São Paulo (7): Roberto Rojas, Gabriel Mendoza, Nélson Saavedra, Eugenio Mena, Claudio Maldonado, Jose Luis Sierra e Manuel Neira
Flamengo (5): Juan Schwanner, Mauricio Isla, Marcos González, Claudio Maldonado e Gonzalo Fierro
Corinthians (4): Johnny Herrera, Cristian Suárez, Claudio Maldonado e Ángelo Araos
Cruzeiro (4): Eugenio Mena, Felipe Seymour, Claudio Maldonado, e Hector Tapia
Grêmio (4): Fernando Astengo, Alejandro Escalona, Jean Beausejour e Eduardo Vargas
Santos (4): Nelson Tapia, Eugenio Mena, Claudio Maldonado e Sebástian Pinto
Vasco (4): Adán Vergara, Felipe Seymour, Jose Luis Villanueva e Mauricio Pinilla
Botafogo (2): Gustavo Canalles e Leo Valencia
Inter (2): Elias Figueroa e Charles Aránguiz
Palmeiras (2): Luis Pedro Figueroa e Jorge Valdivia
Sport (2): Eugenio Mena e Mark González
Avaí (1): La Barra
Bahia (1): Eugenio Mena
Figueirense (1): Roberto Cereceda
Fluminense (1): Félix Cabrera
Goiás (1): Ángel Rojas
Nautico (1): Alejandro Escalona