Zanardi: italiano sai da UTI e vai para centro de reabilitação
Zanardi tem alta da UTI depois de quase dois meses internado
Alessandro Zanardi conseguiu mais uma vitória em sua recuperação: o piloto e campeão paralímpico deixou a UTI do hospital universitário Senese, em Siena, nessa terça-feira, 21 de julho. O próximo destino do italiano de 53 anos será um centro de neuroreabilitação. Zanardi estava há quase dois meses, internado.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
“Os nossos profissionais permanecem à disposição desta pessoa extraordinária e de sua família para as próximas etapas do desenvolvimento clínico, diagnóstico e terapêutico, como sempre acontece nesses casos. Agradeço sinceramente à equipe multidisciplinar que cuidou de Zanardi de coração, que realizou tudo com grande profissionalismo, reconhecido nacionalmente e além”, declarou o Dr. Valtere Giovannini, diretor geral do hospital, em comunicado.
“O atleta passou mais de um mês em nosso hospital: foi submetido a três delicadas operações cirúrgicas e mostrou um caminho de estabilidade de suas condições clínicas e parâmetros vitais que permitiram a redução e suspensão da sedação e a consequente possibilidade de poder ser transferido para uma instalação para a neuro-reabilitação necessária. Concluo enviando um grande abraço à família de Alex, que mostrou uma força extraordinária: um presente precioso que deverá ser um companheiro de jornada fundamental neste novo caminho que começa hoje”, finalizou Giovannini.
O acidente
O italiano sofreu um grave acidente, enquanto participava de uma competição de revezamento de bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Os participantes realizavam deslocamento entre duas etapas e passavam pelo km 146 da estrada entre as cidades italianas de Pienza e San Quirico d’Orci quando o incidente aconteceu.
Carreira
Depois de passagem apagada pela F1, Zanardi foi bicampeão na Fórmula CART pela Chip Ganassi em 1997 e 1998. Foi nessa mesma categoria que sofreu o grave acidente, em 2001, perdendo as duas pernas.
Após o fato, Zanardi passou a investir no esporte paralímpico conquistando duas medalhas de ouro na bicicleta de mão. As medalhas vieram nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).
LEIA MAIS