PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Sem fama no Brasil, atacante virou ídolo do Porto, marcou em final europeia e foi campeão da Champions

Sem fama no Brasil, atacante virou ídolo do Porto, marcou em final europeia e foi campeão da Champions

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Derlei foi xodó de José Mourinho no Porto campeão europeu

O Porto campeão da UEFA Champions League de 2003/04 tinha um ataque formado totalmente por brasileiros. Enquanto um deles era a jovem revelação Carlos Alberto, o outro era o desconhecido, mas talentoso Derlei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJYc2p4eEVROSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atacante teve uma carreira curiosa, já que nunca passou por um grande clube da elite do futebol brasileiro. Revelado pelo América-RN na década de 90, rodou por Guarani e Madureira até ir para o União Leiria, de Portugal, 1999.

Derlei foi bem no clube e ficou até o primeiro semestre de 2002, quando o Porto buscou o brasileiro para fazer dele um ídolo e referência no ataque.

Foram três temporadas no clube e sucesso absoluto já na primeira delas. Isso porque foi de Derlei o gol do título da Copa da UEFA do Porto, contra o Celtic, na prorrogação. Relembre o gol do brasileiro:

PUBLICIDADE

Em seu primeiro ano com os Dragões, Derlei surpreendeu e virou xodó de José Mourinho. Foram 42 jogos e 20 marcados pelo atacante, que atuava tanto no centro do ataque como aberto pelas pontas ou recuado como um segundo avançado.

PUBLICIDADE

No ano seguinte ao brilho, Derlei ajudou o Porto a surpreender ainda mais e a chegar ao histórico título da Champions League. O brasileiro comandou o ataque do time na competição e teve Carlos Alberto como parceiro na decisão.

O jogador saiu do clube em 2005 após desavenças e passou dois anos no Dínamo Moscou, da Rússia. Voltou a Portugal para defender rapidamente o Benfica e passar mais duas temporadas no Sporting, mas sem o brilho dos anos de Porto.

Derlei aposentou em 2010, no Madureira, aos 35 anos.

Leia mais:
Você lembra? Libertadores decidida com final brasileira teve 14 artilheiros; veja todos

PUBLICIDADE
Better Collective