Rafinha e mais 12: relembre os brasileiros que atuaram pelo Bayern de Munique
Atualmente no Flamengo, Rafinha é um dos brasileiros mais bem-sucedidos da história do Bayern de Munique
Atualmente no Flamengo, Rafinha é um dos brasileiros mais bem-sucedidos da história do Bayern de Munique
O Bayern de Munique foi fundado em 1900, mas o clube demorou bastante para contratar o seu primeiro jogador brasileiro. Isso, inclusive, só aconteceu em 1991, quando o meia Bernardo, do São Paulo, chegou com status de craque. O jogador, porém, teve passagem apagada pelo futebol alemão.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Bernardo foi o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Bayern de Munique. Mas não foi ele quem estreitou as relações entre o clube e o nosso país. O seu sucessor, Jorginho, foi protagonista do time na década de 90. O ex-lateral do Flamengo, inclusive, foi quem abriu verdadeiramente as portas da Bundesliga.
Desde então, Munique é sede de uma das maiores colônias brasileiras do futebol alemão: 13 atletas do Brasil já jogaram no clube. A maioria deles atuou nas décadas de 2000 e 2010. Na história recente, o lateral-direito Rafinha, o zagueiro Lúcio, o meia Zé Roberto e o atacante Giovane Élber foram destaques no Bayern de Munique.
Por isso, o Torcedores.com vai apresentar os 13 jogadores brasileiros que vestiram a camisa do Bayern de Munique. Poucos se tornaram ídolos. Muitos deles foram protagonistas. Mas também existem aqueles que foram grandes fracassos e não deixaram saudades nos torcedores. Confira a lista!
Philippe Coutinho
No clube: 2019 a 2020
Jogos: 34
Gols: 9
Foi contratado com status de craque pelo Bayern de Munique. O brasileiro chegou por empréstimo do Barcelona. Coutinho, porém, alternou bons e maus momentos. Por isso, o ex-meia do Vasco será devolvido ao Barça. Pelo clube alemão, o camisa 10 venceu a Bundesliga e a Copa da Alemanha na temporada 2019/2020.
Rafinha
No clube: 2011 a 2019
Jogos: 265
Gols: 6
É o brasileiro mais longevo na história do Bayern de Munique. O lateral-direito do Flamengo atuou de 2011 a 2019. Ele, nesse ínterim, venceu sete vezes seguidas o Campeonato Alemão. Pelo clube bávaro, o jogador do Flamengo venceu o Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões da Europa, a Bundesliga e a Copa da Alemanha.
Douglas Costa
No clube: 2015 a 2018
Jogos: 77
Gols: 14
Revelado pelo Grêmio, o atacante foi contratado pelo Bayern de Munique em 2015. O brasileiro, porém, ficou apenas duas temporadas no futebol alemão. Ele, nesse ínterim, venceu duas vezes a Bundesliga e uma vez a Copa da Alemanha. Posteriormente, Douglas Costa foi negociado com a Juventus.
Dante
No clube: 2012 a 2016
Jogos: 133
Gols: 5
O zagueiro atuou por quatro temporadas no Bayern de Munique. Ele, nesse ínterim, venceu 10 campeonatos pelo Bayern de Munique. Dante conquistou quatro vezes seguidas o Campeonato Alemão. Atualmente no Nice, da França, o jogador também levantou as taças do Mundial de Clubes, da Liga dos Campeões da Europa e da Copa da Alemanha.
Luiz Gustavo
No clube: 2010 a 2013
Jogos: 100
Gols: 6
Titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, o volante defendeu o Bayern de Munique por três temporadas. O jogador, nesse ínterim, conquistou cinco taças pelos bávaros. Após deixar o clube, Luiz Gustavo passou pelo Wolfsburg e Olympique de Marseille. Atualmente, ele defende o Fenerbahçe.
Breno
No clube: 2007 a 2012
Jogos: 33
Gols: 0
Aos 18 anos, o zagueiro foi contratado pelo Bayern de Munique. Breno, porém, teve passagem conturbada pelo futebol alemão. Ele acumulou uma série de lesões musculares e ligamentares. Fora manchete fora de campo por ter incendiado a casa que alugava. Logo após foi condenado a três anos e nove meses de prisão. Atualmente, está no Vasco da Gama.
Lúcio
No clube: 2004 a 2009
Jogos: 218
Gols: 12
Foi capitão do Bayern de Munique por cinco temporadas. Ele ajudou o time a conquistar oito títulos. O zagueiro, nesse ínterim, venceu a Bundesliga, Copa da Alemanha e Taça da Liga Alemã. Após deixar o clube, o brasileiro passou pela Internazionale, Juventus, São Paulo e Palmeiras. No começo do ano, Lucio anunciou o fim da carreira.
Paulo Sérgio
No clube: 1999 a 2002
Jogos: 122
Gols: 34
O brasileiro teve passagem destacada pelo Bayern de Munique. Fez parte da equipe vencedora da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2000/2001. Além, disso o ex-atacante do Corinthians venceu o Mundial de Clubes, o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Taça da Liga Alemã.
Zé Roberto
No clube: 2002 a 2006 e 2007 a 2011
Jogos: 248
Gols: 20
É o único brasileiro no Bayern que retornou a Munique após jogar em outro clube. Ele atuou pelo clube bávaro de 2002 a 2006. Após uma breve passagem pelo Santos, retornou posteriormente ao Bayern entre 2007 e 2009. O recorde de Zé Roberto é impressionante: um total de quatro campeonatos alemães e quatro vitórias na Copa da Alemanha.
Élber
No clube: 1997 2004
Jogos: 265
Gols: 139
O atacante foi grande destaque da equipe na conquista da Liga dos Campeões da Europa. Por quatro vezes, levantou a taça da Bundesliga e da Copa da Alemanha. Hoje, o brasileiro é embaixador da marca Bayern de Munique. Durante a passagem pelo clube, Élber chegou a ser cotado para defender a Seleção Alemã.
Jorginho
No clube: 1992 a 1995
Jogos: 80
Gols: 6
Revelado pelo Flamengo, o lateral do tetra abriu caminho para os brasileiros no Bayern de Munique. É considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Em 1994, ele fez o gol que deu ao time o título da Bundesliga. Este foi o único título do campeonato alemão conquistado pelo brasileiro em três anos no Bayern.
Mazinho
No clube: 1991 a 1994
Jogos: 56
Gols: 12
Waldemar Aureliano de Oliveira Filho, o Mazinho, foi um dos primeiros brasileiro a defender o Bayern de Munique. O atacante, porém, alternou bons e maus momentos. Apesar de ter conquistado a Bundesliga na temporada 1993/1994, o jogador nunca conseguiu se firmar como titular. Sem espaço, o atleta foi emprestado ao Internacional e Flamengo.
Bernardo
No clube: 1991
Jogos: 5
Gols: 0
Ao lado de Mazinho, o volante foi um dos primeiros brasileiros no Bayern de Munique. Em 1991, ele foi contratado com status de craque após se destacar pelo São Paulo na conquista do Campeonato Brasileiro. Bernardo, porém, teve curta passagem pelo futebol alemão. Após três meses, retornou ao Brasil para defender o Santos. É considerado um dos piores jogadores estrangeiros que passou pelo clube bávaro.