Execução do drible chamou a atenção de Rivellino, que recebeu créditos
Muitos acham que o drible ‘elástico’ foi criado por Roberto Rivellino, ídolo do Corinthians. Porém, o próprio ex-jogador já revelou quem foi o responsável por executar o lance pela primeira vez.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIyUk9KUzFsbyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O dono da façanha foi o nissei Sérgio Echigo, filho de japoneses e revelado nas divisões de base do Corinthians na década de 1960.
O meia canhoto fez o drible em um treino do time de aspirantes, onde atuava ao lado de Rivellino, contra a equipe profissional do Corinthians.
“Eu aprendi, foi um ‘japonês’ que me ensinou, um nissei, Sérgio Echigo, jogou comigo em 1964 no time de aspirantes”, revelou Rivellino em entrevista a Jorge Kajuru.
“Em um treinamento a bola foi para cima, ele dominou e deu o elástico. Jogou o Eduardo (zagueiro do time profissional) para fora do campo. Eu falei: ‘japonês, o que você fez?’ Ele disse: ‘ah, Riva, eu fiz assim (faz o gesto do elástico).’ Aí eu comecei a fazer. Ele diz que ele criou e eu aperfeiçoei, porque o meu elástico saía mais comprido.”
A verdade é que Echigo não teve grande carreira profissional e fez apenas 13 jogos pelo Corinthians, segundo o Almanaque do Timão, escrito por Celso Unzelte.
Logo após deixar o clube rodou por equipes menores como o Paulista de Jundiaí e o Bragantino. Na década de 1970, Echigo foi para o Japão e passou a trabalhar na popularização do futebol no país, o que o transformou em um técnico e empresário na terra de seus pais.
Após encerrar a carreira em 1974 no Towa Fudosan, atual Shonan Bellmare, recebeu apoio da Coca-Cola para iniciar um projeto de aperfeiçoamento do esporte no Japão.
Seu trabalho no Japão foi reconhecido em 2017, quando Echigo recebeu o prêmio da Ordem do Sol Nascente, a segunda principal honraria do país.
O elástico
O elástico, criado no Corinthians na década de 1960 e aperfeiçoado por Rivellino, virou marca de vários craques do futebol mundial.