Quantos km um jogador de futebol costuma percorrer em uma partida?
Esporte bretão é o mais praticado em escala global e figura como um das principais paixões do brasileiro
Esporte bretão é o mais praticado em escala global e figura como um das principais paixões do brasileiro
Este domingo (19) é comemorado o dia nacional do Futebol. Responsável por unir povos e parar o planeta terra, em edições de Copa do Mundo, o esporte que teve suas origens na Inglaterra, sofre evoluções ao longo dos anos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Cada vez mais dinâmico, físico e equilibrado, o futebol apresenta índices cada vez mais surpreendentes. Um grande exemplo disso é o comparativo entre a distância que os atletas costumavam a percorrer há algumas décadas com a registradas nos dias atuais. Na década de 70, os jogadores corriam cerca de 4 a 7 quilômetros por jogo.
Na Copa de 70, por exemplo, não era permitida substituição, com o passar dos anos houve a necessidade de implementar a possibilidade de duas mudanças, e posteriormente três substituições durante o tempo normal de partida.
Atualmente, o um atleta profissional costuma percorrer entre 9 e 11 quilômetros por jogo. Os números foram publicados pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp e do São Paulo FC, em um estudo científico. Obviamente que a distância percorrida varia de posição para posição. Os meias são os atletas que mais “gastam a chuteira”.
Responsáveis por comandar o espetáculo, os árbitros costumam correr ainda mais do que os jogadores de futebol. De acordo com um estudo da SportVU, os homens do apito correm em média entre 9,6 e 12,8 por jogo.