O Rei do Futebol marcou 1.282 gols na carreira, sendo 1.091 pelo Santos em 1.116 partidas disputadas
Há exatamente 48 anos, no domingo dia 2 de julho de 1972, o Santos superava a Universidad Unam pelo placar de 2 x 0, no Hanson Stadium, em Chicago, nos Estados Unidos, o que seria apenas mais uma vitória do time brasileiro num amistoso em território estrangeiro não fosse por um motivo histórico: com dois gols, Pelé chegava ao milésimo de sua carreira apenas em jogos vestindo a camisa santista.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
O milésimo gol do Rei do Futebol pelo Peixe aconteceu aos 44 minutos do primeiro tempo e, logo no início da etapa complementar, o dono da “lendária” camisa 10 anotou mais um, selando o triunfo alvinegro contra o clube mexicano. Experiente e ainda goleador aos 31 anos, Pelé foi o autor de oito gols nos últimos três compromissos nos Estados Unidos.
O duelo fazia parte de uma excursão da equipe alvinegra que começou 36 dias antes, em Tóquio, no Japão, quando o Santos venceu a seleção japonesa por 3 x 0 diante de mais de 65 mil espectadores no estádio Olímpico, incluindo a família imperial. Pelé, é claro, balançou as redes duas vezes e o outro tento foi assinalado pelo ponta-esquerda Jáder.
O Alvinegro Praiano então seguiu viagem para se apresentar em Hong Kong, Coréia do Sul, Tailândia, Austrália, Indonésia, Estados Unidos, Canadá e México. Ao todo, foram 17 vitórias seguidas, que valeram ao clube a “Fita Azul”, uma condecoração oferecida aos times do Brasil com maiores jornadas invictas em jogos no exterior.
Pelé marcou 1.282 gols na carreira, sendo 1.091 pelo Santos em 1.116 partidas disputadas com a camisa alvinegra, além de inúmeros títulos conquistados. Foi eleito em 1981 o “Atleta do Século”, em votação realizada pelo jornal francês “L’Equipe” com jornalistas das 20 mais importantes publicações esportivas do mundo.