Cria da base do Botafogo, Igor Cássio é o novo reforço do Porto para a temporada 2020/2021
Desde que deu o pontapé inicial para se tornar um clube empresa, o Botafogo está reformulando o departamento de futebol. A diretoria, antes de mais nada, tem feito acordos para realocar alguns jogadores no exterior. Isso, porém, não quer dizer que o clube esteja conseguindo fazer caixa com essas negociações, muito pelo contrário.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O Botafogo, só para exemplificar, anunciou na última quinta-feira a ida do atacante Igor Cássio para o Porto, de Portugal. A princípio, o jogador tinha contrato válido até 30 de agosto. Pela legislação, ele estava livre para assinar um pré-contrato com outro clube antes do final do compromisso.
A diretoria, porém, decidiu liberá-lo antes do vínculo para aliviar a folha salarial alvinegra. Por outro lado, o Botafogo conseguiu manter parte dos direitos econômicos de Igor Cássio. Além disso, caso o Porto decida negociar o atleta, o clube da Estrela Solitária terá direito a receber uma compensação financeira.
O Botafogo, inclusive, adotou essa modalidade de negócio quando acertou a venda de atacante Vinícius Tanque. Fora dos planos do técnico Paulo Autuori, a cria da base se transferiu para o Cartagena, da Espanha. À primeira vista, o Alvinegro manteve 10% dos direitos econômicos do atleta visando uma futura transação.
Dessa forma, o Torcedores.com montou um time de revelações do Botafogo que estão atuando no exterior. A princípio, 20 crias alvinegras estão em atividade fora do Brasil. O número, inclusive, pode aumentar nos próximos dias. Afinal, os laterais Fernando Costanza e Marcinho estão na mira de clubes europeus.
Para elaborar a lista, a reportagem levou em consideração diversos aspectos como: expectativa, retorno financeiro e projeção com a camisa alvinegra. O levamento, antes de mais nada, vai gerar debate entre os torcedores alvinegros. Confira o levantamento!
Renan
Posição: Goleiro
Idade: 31 anos
No clube: 2008 a 2015
Jogos: 112
Foi promovido aos profissionais por Cuca em 2008. Ele, inclusive, era apontado por todos no clube como o “novo” Jefferson. Renan, porém, não conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos para tentar desbancar o ídolo alvinegro. A princípio, dele deixou General Severiano para ter mais oportunidades no Avaí. Atualmente, é goleiro do Ludogorets, da Bulgária.
Erick Brendon
Posição: Lateral direito
Idade: 25 anos
No clube: 2013 a 2015
Jogos: Nenhum
Foi capitão, antes de mais nada, dos times de base do Botafogo. O lateral, nesse ínterim, se destacou pela técnica, habilidade, velocidade e precisão nos cruzamentos. Considerado um lateral promissor, o jogador não foi integrado ao elenco que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, ele passou por diversos clubes cariocas. Atualmente, Erick defende o IFK Värmano, da terceira divisão da Suécia.
Lyanco Vojnovic
Posição: Zagueiro
Idade: 23 anos
No clube: 2013 a 2014
Jogos: Nenhum
Teve passagem destacada pela base do Botafogo. Ele, porém, deixou o clube após entrar em litigio com a diretoria alvinegra. Posteriormente, o defensor se transferiu para o São Paulo onde se profissionalizou. Há três temporadas no Torino, Lyanco é disputado por Cagliari, Fiorentina e Genoa.
Dória
Posição: Zagueiro
Idade: 25 anos
No clube: 2012 a 2014
Jogos: 93
Gols: 5
Surgiu como grande promessa do futebol brasileiro. Após se destacar pelo Botafogo, o defensor foi vendido para o Olympique de Marseille. Posteriormente, ele jogou pelo São Paulo, Granada, da Espanha e Yeni Malatyaspor, da Turquia. Atualmente, joga pelo Santos Laguna, do México.
Jonathan Silva
Posição: Lateral esquerdo
Idade: 22 anos
No clube: 2018 a 2019
Jogos: 17
Gols: 2
Revelado pelo Nova Iguaçu, o lateral teve passagem destacada pela base do Botafogo. O jogador teve atuações destacadas após ser promovido ao elenco profissional alvinegro Depois de realizar um bom Campeonato Carioca, Jonathan foi negociado com o Almería, da Espanha.
Matheus Fernandes
Posição: Volante
Idade: 22 anos
No clube: 2016 a 2018
Jogos: 85
Gols: 1
Com passagem destacada pela base do Botafogo e Seleção Brasileira, o volante desde cedo é monitorado pelos principais clubes da Europa. Em 2019, foi vendido ao Palmeiras. Posteriormente, foi negociado com o Barcelona que o repassou por empréstimo para o Valladolid. É considerado uma das principais revelações do clube alvinegro nos últimos anos.
Cidinho
Posição: Meia
Idade: 27 anos
No clube: 2011 a 2015
Jogos: 47
Gols: 6
Alcides de Souza Faria Júnior, o Cidinho, não se constituiu no jogador que todos esperavam no Botafogo. Por isso, foi dispensado pelo clube. Ele, porém, está há cinco temporadas atuando no exterior. Cidinho, nesse ínterim, defendeu o Sepahan, da Índia, Avenir Béziers, da França, e atualmente joga no Air Force United, da Tailândia.
Rodrigo Dantas
Posição: Meia
Idade: 30 aos
No clube: 2008 a 2013
Jogos: 22
Gols: Nenhum
Surgiu como candidato à camisa 10 do Botafogo. Mas o jogador não conseguiu deslanchar no time alvinegro. Após acumular experiência atuando por clubes pequenos do Brasil, Rodrigo Dantas defendeu Estoril Praia, Belenenses, Varzim e CD Fátima, todos de Portugal. Atualmente defender o Casa Pia, da terceira divisão portuguesa.
Ezequiel
Posição: Atacante
Idade: 22
No clube: 2017 a 2018
Jogos: 24
Gols: 1
Foi destaque na base do Botafogo pela velocidade, habilidade e boa finalização. Ele, porém, teve poucas oportunidades no time principal alvinegro. Com isso, o atacante foi emprestado ao Sport e Cruzeiro. No começo deste ano, Ezequiel foi vendido para o Sanfrecce Hiroshima, do Japão. A negociação rendeu R$ 5 milhões aos cofres do clube de General Severiano.
Vinícius Tanque
Posição: Atacante
Idade: 25
No clube: 2014 a 2020
Jogos: 48
Gols: 4
A fama de artilheiro da base não se repetiu quando foi promovido ao profissional do Botafogo. Além disso, o jogador viveu uma relação de amor e ódio com a torcida alvinegra pelos gols perdido. Após passar pelo Volta Redonda, Atlético Goianiense e Mafra, de Portugal, Tanque foi negociado este ano com o Cartagena, da Espanha.
Igor Cássio
Posição: Atacante
Idade: 22
No clube: 2017 a 2020
Jogos: 22
Gols: 3
É o novo reforço do Porto, de Portugal, para a temporada 2020/2021. Antes de rumar para o futebol europeu, integrou o elenco profissional do Botafogo por duas temporadas. Igor Cássio, porém, não se destacou nas poucas oportunidades que teve pela equipe alvinegra. Na transação com o tradicional clube português, a diretoria alvinegra conseguiu manter parte dos direitos econômicos pensando em uma eventual negociação do atacante no futuro.