Grenal: o que de mais importante aconteceu nos rivais durante a paralisação
Clássico desta quarta-feira (22), marca a retomada do Campeonato Gaúcho 2020
Depois de mais de 120 dias de inatividade por conta pandemia, Internacional e Grêmio voltam a campo nesta quarta (22), às 21h30 (de Brasília), para o Grenal 425, válido pela quarta rodada da segunda fase do estadual. Pioneiros na volta aos treinamentos entre os clubes da Série A, a dupla de Porto Alegre teve uma agenda movimentada e protagonizaram fatos marcantes neste hiato sem jogos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Diante da suspensão do Campeonato Gaúcho e de todas as competições organizadas por CBF e Conmebol, Internacional e Grêmio resolveram dar férias coletivas aos seus jogadores no dia 27 de março, estendendo o prazo de retomada por mais alguns dias.
Com a sinalização positiva do governo, os rivais resolveram marcar a data de regresso das atividades para o dia 5 de maio. Respeitando todos os protocolos e realizando a testagem em todo o departamento de futebol, Inter e Grêmio voltaram aos treinos.
Na primeira bateria de exames, o Imortal diagnosticou três pessoas com a Covid-19 – dois funcionários e o atacante Diego Souza, que estava no Rio de Janeiro, e se retornou à Porto Alegre após se recuperar. No Colorado, dias depois, quatro atletas testaram positivo para a doença e foram afastados das atividades. Na última semana, mais dois atletas do Grêmio acabaram sendo diagnosticados com a Covid-10. Assintomáticos, eles foram separados do grupo de jogador.
Diante do cenário de crise financeira, o Internacional seguiu a linha de outros clubes da elite e teve que reduzir o salário do elenco em 25%. Já o Grêmio enfrentou uma resistência do elenco, mas conseguiu reduzir os vencimentos em 20%, com o acerto de que devolverá o montante a partir de 2021, de forma parceladas.
POSSÍVEL MUDANÇA
Diante de algumas restrições para realizar os treinamentos em Porto Alegre, o Grêmio chegou a cogitar sua ida para Santa Catarina. No entanto, como os coletivos foram liberados, após uma reunião entre o governo e a Federação Gaúcha de Futebol, o Tricolor declinou da ideia.
Com a liberação, o técnico Renato Gaúcho, que passou a quarentena no Rio de Janeiro, retornou para Porto Alegre para comandar os treinos coletivos. Do lado Colorado, o técnico Eduardo Coudet, esteve desde o início da preparação da equipe.
ADEUS
Neste período de inatividade, o Grêmio acabou perdendo o lateral Caio Henrique, que retornou ao Atlético de Madrid, por pedido do time Colchonero. O jogador defendeu o Tricolor apenas em seis confrontos, e sua saída abriu uma lacuna para o setor, que a diretoria ainda busca preencher.