Gabigol, do Flamengo, e João Carlos, do Volta Redonda terminaram a competição empatados, mas atacante rubro-negro leva a vantagem por ter disputado menos jogos
O Flamengo conquistou, nesta quarta-feira (15), o Campeonato Carioca pela 36ª vez. Além do título e de encerrar o Estadual com o melhor ataque, assim como em 2019, o Rubro-Negro também teve o artilheiro. Expulso no primeiro jogo da final, Gabigol teve que assistir a segunda partida da arquibancada, mas ainda assim encerrou a competição como maior goleador.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Ao longo dos anos, o Campeonato Carioca foi marcado por grandes artilheiros. Goleadores como, por exemplo, Roberto Dinamite, Zico, Romário e Túlio Maravilha chamaram a atenção por balançar as redes inúmeras vezes.
Entretanto, a edição 2020 vai ser marcado por um artilheiro com um número reduzido de gols. Ao final do Torneio, Gabigol e João Carlos terminaram empatados com oito gols cada. Contudo, o camisa 9 do Fla leva a vantagem por disputado 10 jogos contra 11 do centroavante do Voltaço.
Caio Dantas, que disputou a competição pelo Boavista, mas já acertou com o Água Santa, Nenê, do Fluminense, e Germán Cano, do Vasco, completam o top 5 dos goleadores deste Campeonato Carioca. Confira a lista abaixo:
- Gabigol (Flamengo): 8 gols em 10 jogos
- João Carlos (Volta Redonda): 8 gols em 11 jogos
- Caio Dantas (Boavista): 6 gols
- Germán Cano (Vasco): 6 gols
- Nenê (Fluminense): 6 gols
Gabigol vai receber o troféu de artilheiro com a segunda menor quantidade de gols em toda era profissional do Cariocão. Igualando assim a 2019, quando Bruno Henrique, também do Flamengo, foi o artilheiro após marcar oito vezes.
Apenas Pedro pelo Fluminense, em 2018, fez menos gols. Naquele ano, o atacante que hoje atua também pelo Fla, precisou marcar apenas sete gols para ser o goleador máximo. Em contrapartida, Zico é o maior goleador em uma única edição, tendo feito 34 no Campeonato Carioca Especial de Futebol de 1979
Cano é o artilheiro na pandemia
O Campeonato Carioca 2020 vai ser para sempre lembrado por conta da suspensão pela pandemia da COVID-19. A bola ficou sem rolar por cerca de três meses antes de retornar no último mês.
Então, se contássemos apenas o período durante a pandemia, a tabela de artilheiro seria bem diferente. Enquanto Gabigol não chegou a balançar as redes no retorno da competição, German Cano marcou todos os quatro gols do Vasco.
Já a vice-artilharia ficaria com Pedro, que marcou três gols, sendo que dois foram marcando contra o seu ex-clube, o Fluminense. Juntamente com o companheiro de Flamengo, Bruno Henrique, que também balançou as redes em três oportunidades.
Saulo Mineiro e Pedrinho, ambos do Volta Redonda, completam o top 5, com dois gols cada um desde que o Carioca foi retomado.