Home Futebol O que acontece se o Fluminense ganhar por um gol de diferença na final do Campeonato Carioca

O que acontece se o Fluminense ganhar por um gol de diferença na final do Campeonato Carioca

Regulamento não prevê vantagem na final, então se o Fluminense vencer por 1 gol de diferença, a partida vai para os pênaltis

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.

Regulamento não prevê vantagem na final, então se o Fluminense vencer por 1 gol de diferença, a partida vai para os pênaltis

O Fluminense entra em campo nesta quarta-feira (15), às 21h, pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Na primeira partida, o Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Flamengo. Mas, caso vença por 1 gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Campeonato Carioca já poderia ter se encerrado na última semana. Para isso, bastaria o Flamengo ser campeão da Taça Rio. O Rubro-Negro já havia sido campeão da Taça Guanabara antes da pandemia da COVID-19. Além disso, encerrou a fase de grupos com a melhor campanha do Estadual. Entretanto, o título da Taça Rio, conquistado nos pênaltis, pelo Fluminense protelou a disputa pelo Campeonato Carioca.

Agora, o Tricolor de Laranjeiras tem a chance de prorrogar novamente a decisão do Estadual. Como Flamengo venceu a primeira partida por 2 a 1, com gols de Pedro e Michael, para o Fla, e Evanílson, para o Flu, o Time de Guerreiros vai precisar reverter o resultado no segundo jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Caso o Flu vença por 1 gol de diferença, a disputa, assim como a final da Taça Rio, vai parar na marca do pênalti. Em caso de uma vitória por 2 ou mais gols de diferença, o Tricolor vai ser campeão ao final do tempo regulamentar.

Outras vezes que o Fluminense precisou vencer o Fla na final

A partida desta quarta-feira não vai ser a primeira em que o Tricolor vai precisar ganhar do arquirrival para conquistar o Cariocão. Em 1983, por exemplo, Fluminense, Flamengo e Bangu disputavam um triangular final para definir o campeão carioca.

Após o empate em 1 a 1 com o Bangu na primeira rodada, o Flu poderia ser eliminado caso não vencesse o Fla na segunda rodada. Mas, um gol do carrasco Assis, no último minuto, acabou dando o primeiro dos três títulos consecutivos ao Tricolor em 1983, 1984 e 1985. Relembre o gol abaixo com a narração de Jorge Curi:

PUBLICIDADE

Uma situação semelhante aconteceu em 1995. A dupla Fla-Flu chegou a última rodada da fase final disputando a liderança e, portanto, o título do Estadual. O Flamengo, com dois pontos a mais, tinha a vantagem do empate no confronto.

PUBLICIDADE

Entretanto, um certo gol de barriga de Renato Gaúcho, também marcado no último minuto, acabou fechando a partida em 3 a 2 e concedendo o título ao Fluminense em pleno centenário do arquirrival. Relembre:

Leia Mais

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial