Entidade quer evitar que regras do árbitro de vídeo sejam aplicadas de diferentes formas entre as competições
As polêmicas sobre o uso do VAR tem sido uma constante desde sua implementação no futebol. Mas para evitar algumas destas controvérsias, a Fifa decidirá por implementar um protocolo que ‘unifique’ o uso da tecnologia para todas as competições e ligas.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiI3aHhOSjRlbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
A Fifa e a International Board (IFAB) planejam fazer com que os protocolos do árbitro de vídeo não variem entre um campeonato e outro, criando polêmicas sobre o uso do replay em jogadas que não estariam nas regras de sua aplicação.
“Uma das responsabilidades da Fifa é de que as regras sejam únicas para todas as competições. As regras não podem ser implementadas de um jeito num lugar e diferente em outro. Nossa responsabilidade é de que o futebol seja jogado da mesma maneira em todo o mundo”, disse Pierlugi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, segundo o As.
A partir do último dia 1/7, a Fifa iniciou um projeto para apoiar que o VAR seja usado nas ligas de todo o mundo, e assumiu o papel que era da IFAB de fiscalizar o árbitro de vídeo, que antes estava na chamada ‘fase experimental’. A medida servirá para conter usos diferentes da tecnologia nas competições.
“Já imaginou jogadores jogando competições internacionais e tendo diferentes interpretações da regra em suas ligas locais? Decidir que o VAR tem de ser usado da mesma forma em todo mundo é óbvio. Podem haver algumas diferenças, mas que o uso seja implementado de forma geral”, declarou.
LEIA MAIS
Negociação com Barcelona pode mandar Lautaro para o banco de reservas na Inter
(Crédito da foto : Reprodução/Site Oficial da Conmebol)