Durante quase três anos, Telê Santana comandou a seleção brasileira e apesar de ser um torcedor consagrado acabou sendo chamado de pé-frio no Brasil
Telê Santana foi um dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro, mas acabou não conseguindo conquistar nenhum título na seleção brasileira. Ao contrário de sua participação nos clubes em que passou, o treinador divide as opiniões de vários torcedores sobre a sua influência no time amarelo.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJFT0RnQnN0OCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Telê Santana teve duas passagens pela seleção brasileira. Em 1980, o treinador que havia deixado o Palmeiras chegou no time nacional com alguns títulos na bagagem incluindo o Brasileirão de 1971 pelo Atlético-MG. Na seleça, o comandante chegou para conduzir a equipe para fazer uma boa preparação e disputar a Copa do Mundo de 1982.
Com grandes jogadores à disposição, Telê Santana acabou fazendo com a seleção brasileira apresentasse um excelente futebol que visava o toque de bola, o jogo bonito e que sempre fosse ofensivo e muito compacto. Apesar de ter estrelas como Zico, Sócrates e Falcão, a convocação chamou atenção pela falta de um ponta direita. Depois de uma fase de grupos invicta, a seleção passou pela Argentina nas oitavas de final, mas caiu para a Itália na fase seguinte.
Com o insucesso, Telê Santana optou por deixar a seleção e foi treinar o Al-Ahli. Com um contrato longo com o time dos Emirados Árabes, o treinador até recebeu contato para voltar para a seleção brasileira, mas o clube acabou impedindo a liberação e evitou a saída para a equipe nacional novamente. Só que a saída de Evaristo de Macedo em 1985 forçou um novo reencontro entre o Mestre e a amarelinha apenas durante os jogos da Eliminatórias para a Copa de 1986.
Antes do Mundial, Telê conseguiu rescindir com o clube e voltou oficialmente para a Copa de 1986. Com remanescentes do mundial anterior, o treinador teve mais um bom desempenho, mas que novamente não passou das quartas de final. Desta vez, a queda para a França gerou incômodo maior principalmente pela imprensa que chamou Telê Santana de “pé-frio” e culminou na demissão do treinador. Ao todo, o técnico comandou a seleça em 53 jogos com 38 vitórias, 10 empates e 5 derrotas com aproveitamento de 81,1%. Na lista de técnicos com mais jogos, Telê está na sétima colocação empatado com Felipão, mas com aproveitamento melhor.
E para você, torcedor: Telê Santana foi o melhor técnico da seleção brasileira?
LEIA MAIS:
No sufoco! 5 gols decisivos marcados pela Seleção Brasileira já nos acréscimos
Hulk ainda tem espaço para atuar na Seleção Brasileira?
Argentina quer amistoso com seleção brasileira antes das eliminatórias, diz jornal