Liberado para atuar, Rony deve ser titular na vaga de Dudu no Dérbi que marca o retorno do Paulistão após quatro meses de paralisação
O Palmeiras terá Rony para o Dérbi contra o Corinthians nesta quarta-feira às 21h30 (de Brasília). Após ver o seu jogador ser suspenso por quatro meses por um problema no contrato entre Athletico Paranaense e o Albirex Niigata, o clube entrou com um recurso solicitando a suspensão da punição e agora terá o camisa 11 diante do maior rival.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJPZ3ZlUUlWSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Desde quarta-feira, o Palmeiras entrou com um recurso para conseguir o efeito suspensivo. A punição que havia sido emitida pela FIFA foi revista pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) e por enquanto está suspensa até o julgamento do caso. Além do advogado do clube alviverde, um profissional do próprio contratado pelo próprio jogador havia entrado com um pedido para suspensão da sentença e consequentemente liberação de Rony.
Com isso, Rony deve atuar no time de Vanderlei Luxemburgo e ser titular no Dérbi. Substituto imediato de Dudu, o camisa 11 irá para o seu sexto jogo com a camisa do Palmeiras. Depois de estrear no clássico diante do Santos, o atacante jogou mais duas partidas pela Libertadores e duas pelo Paulistão, ainda sem marcar nenhum gol.
O caso
Rony foi contratado por três anos pelo Albirex Niigata em 2017 após uma passagem pelo Cruzeiro. Como o clube japonês não poderia inscrever o atacante de forma definitiva, a Raposa aceitou emprestar por uma temporada e automaticamente ceder o jogador em definitivo depois. No entanto, o atacante acabou voltando ao Brasil ao final do empréstimo por entender que não havia nenhum contrato que expressasse a vontade dos japoneses e foi acusado de ter abandonado a equipe.
Com isso, o Athletico Paranaense acabou assinando com Rony e usufruiu ao máximo o talento do atacante que foi fundamental nas conquistas da Copa Sul-Americana em 2018 e Copa do Brasil em 2019. O excelente futebol apresentado pelo atacante até interessou outros clubes no Brasil, mas a possibilidade de ter esse problema na justiça frustrou qualquer chance de negociação. Apesar disso, o Palmeiras confirmou para a temporada 2020 a chegada do reforço.
Na última semana, a FIFA acabou punindo Rony com quatro meses sem jogar e com uma multa superior a 1 milhão de dólares (cerca de R$ 6 milhões) e 5% de juros sobre março de 2019, o que aumentaria o montante para quase R$ 10 milhões. O Athletico Paranaense também foi punido e ficará duas janelas de transferências sem poder inscrever nenhum jogador
LEIA MAIS:
Palmeiras deve ter duas mudanças comparado ao último jogo antes da pausa
Palmeiras pode enfrentar Corinthians com classificação já garantida no Paulistão; entenda
Dérbi: veja cinco provocações inesquecíveis do clássico paulista