Coronavírus: CBF banca testes em jogadores e técnicos para jogos de torneios nacionais
Entidade prometeu pagar também testes da covid-19 para integrantes da arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, nesta sexta-feira (17), a contratação de um hospital privado para a realização de testes do coronavírus para o retorno das competições nacionais.
Inicialmente, o acordo abrange jogos de todas as Séries do Campeonato Brasileiro, as séries A1 e A2 do Brasileirão Feminino, Brasileirão Sub-20, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
De acordo com informações oficiais, o método utilizado será o molecular (RT-PCR). Os testes do coronavírus serão realizados nas equipes, antes de cada jogo rodada.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
“O objetivo é garantir a padronização e alto grau de confiabilidade aos testes realizados, que serão integralmente custeados pela CBF”, diz a entidade.
Os jogadores e técnicos farão os testes do coronavírus três dias antes de cada partida. O resultado sairá na véspera.
“A partir daí, a CBF recomendará aos departamentos médicos dos clubes o afastamento imediato daqueles que tiverem a presença do vírus constada no organismo”, acrescenta.
O presidente Rogério Caboclo falou sobre o investimento. “Vamos retomar o futebol de forma segura. Oferecer um ambiente de proteção e confiança nos protocolos é o nosso compromisso com os protagonistas do futebol”, declarou.
Conforme a entidade, profissionais da arbitragem também serão testados. “Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho”, afirma Jorge Pagura, Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF.
“Vamos utilizar a metodologia mais confiável nos testes. E também investir muito na orientação para que todos os envolvidos no jogo adotem os cuidados necessários à saúde coletiva”, completa.
Leia também:
Funcionário do Paysandu conta que teve sintomas do coronavírus; exame detectou anticorpos
Vice-presidente da CBF tem anistia anulada pelo Governo Federal