Copa Sul-Americana pode mudar formato de disputa no futuro, diz site
Torneio internacional não se mostra rentável e traz risco de eliminação precoce aos clubes tradicionais do continente
A Conmebol estuda aplicar mudanças na Copa Sul-Americana e o torneio pode ser disputado da mesma forma que a Libertadores. Ou seja, com fase de grupos no começo e mata-mata posteriormente. A ideia ocorre porque times tradicionais correm risco de ser eliminados precocemente. A entidade avalia que a competição se tornaria mais rentável com as mudanças. Além disso, arrecadaria mais com direitos de transmissão. A informação é do site Globoesporte.
De acordo com o portal de notícias, as mudanças estão descartadas para 2021. Isso porque a Copa Sul-Americana foi paralisada em virtude da pandemia do coronavírus. A doença apertou o calendário.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A edição da atual temporada pode terminar apenas no ano que vem. A tendência é que retorne em setembro. Vasco e Bahia são os times brasileiros que seguem na luta pelo título. Em 2020, o torneio é formado por 44 clubes, mais dez eliminados da Libertadores que entram a partir da segunda fase.
“A queda de grandes clubes brasileiros na primeira fase do torneio em 2020 motivou a discussão. Atlético-MG, Fortaleza, Fluminense e Goiás foram eliminados. Os times do Brasil são responsáveis por grande parte da audiência das competições sul-americanas e, portanto, rendem ganhos financeiros”, publica o veículo, nesta sexta-feira (3).
A Copa Sul-Americana é disputada desde 2002, sempre no formato mata-mata. A primeira edição não teve clubes do futebol brasileiro. De acordo com o Globoesporte, a Conmebol, oficialmente, diz que sempre avalia mudanças para “melhorar seus campeonatos, mas hoje não há nada concreto”.
Leia também:
Galvão define como “linda” homenagem feita pela Conmebol e diz: “não esperava”
Copa do Mundo 2022: eliminatórias sul-americanas devem começar em setembro, diz Conmebol
Libertadores: final do torneio pode ser disputada em janeiro de 2021, diz Conmebol