Copa 2022: o que a edição do Catar terá de diferente
Mundial do Qatar terá algumas particularidades em sua disputa; listamos algumas
Nesta quarta-feira (15), em seu site oficial, a Fifa anunciou detalhes sobre a Copa do Mundo de 2022, que terá como sede o Qatar. A competição terá a sua abertura no Estádio Al Bayt, às 7h (de Brasília) e será concluída em confronto a ser realizado no Estádio Lusail.
Entre as informações divulgadas pela entidade máxima do futebol, estão as datas previstas para a disputa do Mundial, que ocorre no fim do ano por conta das altas temperaturas registradas no país no meio ano, quando habitualmente ocorre o principal evento do futebol.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
FIM DE ANO
Diferentemente do calendário tradicional da Copa do Mundo, que geralmente é disputada entre junho e julho, o Mundial do Qatar terá a sua abertura no dia 21 de novembro. A finalíssima está programa para o dia 18 de dezembro (domingo), às 12h (de Brasília). A comercialização dos ingressos começará no fim deste ano.
MAIS JOGOS
A primeira fase da Copa do Mundo de 2022 terá um jogo a mais por dia. Ao invés de três jogos diários, serão realizadas quatro partidas por dia. Com isso, serão quatro horários diferenciados, com a maratona diária iniciando à tarde e se estendendo pela noite, no horário local. Os horários fixados foram: 13h, 16h, 19h e 22h – hora do Qatar. Em dezembro, o país asiático costuma ter uma diferença de fuso de seis horas em relação ao Brasil. Sendo assim, os jogos ocorrerão às 7h, 10h, 13h e 16h no horário de Brasília, dependendo também da oficialização ou não do horário de verão.
TABELA FLEXIBILIZADA
No anúncio de detalhes sobre o Mundial, a Fifa destacou que a próxima Copa terá uma novidade importante. A entidade deixou claro que poderá modificar horários dos jogos depois do sorteio final, quando todas as seleções classificadas já estiverem definidas, previsto para março de 2022.
Esta flexibilidade seria justamente para agradar os detentores dos direitos de transmissão e ainda possibilitar um deslocamento acessível para torcedores e equipes.
Como os oito estádios da Copa do Mundo estão concentrados em Doha, dentro de um raio de 55 km, os organizadores acreditam que os torcedores poderão assistir a mais de um jogo por dia, tendo em vista que o deslocamento de uma arena para outra possa ser realizado em questão de minutos, através do recém-inaugurado metrô, que interliga sete arenas.