Compra do Newcastle chega a impasse por controle acionário, diz jornal
Fundo administrado por príncipe saudita está perto de acertar a compra dos Magpies por 300 milhões de libras
Fundo administrado por príncipe saudita está perto de acertar a compra dos Magpies por 300 milhões de libras
A compra do Newcastle por um fundo ligado a Mohamed bin Salman, príncipe da Arábia Saudita, já virou uma ‘novela.’ Um novo capítulo já está prestes a acontecer nesta semana, segundo o jornal Telegraph.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJiWER2VWcxQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
De acordo com a publicação, um impasse aconteceu entre quem irá mandar no clube e a disposição do controle acionário dos Magpies. Segundo o jornal, o SPIF (Saudi Public Investment Fund), que é o principal eixo do grupo que quer assumir o controle do clube, desejaria 80% das ações, com o restante distribuídos para Amanda Staveley e os irmãos Reuben.
A discussão tem impedido que a Premier League possa aprovar oficialmente a negociação, que implicaria em uma compra de 300 milhões de euros do antigo dono do clube, Mike Ashley. São, segundo o jornal, 17 semanas que a liga não indicou se aprova ou não a troca de donos.
A compra do Newcastle pelo grupo saudita virou polêmica desde o início. Acusações feitas por grupos de direitos humanos contra a negociação apontariam os diversos problemas que o país tem neste quesito. Um deles seria o possível envolvimento de Mohamed bin Salman no fundo. O príncipe é acusado de ser mandante da morte do jornalista Jamal Khashoggi.
Outro seria o fato de que o governo da Arábia Saudita estaria incentivando a pirataria de eventos esportivos, estes transmitidos em TVs do Qatar. Tal questão já foi resolvida pelo governo saudita, mas não parece ter sido suficiente para tirar as dúvidas dos dirigentes da Premier League.
Enquanto a compra não se acerta, o Newcastle tenta acertar um ‘plano B’, que seria o empresário americano Henry Mauriss, que estaria perto de fazer proposta para comprar em breve o clube.
LEIA MAIS
Deiveson Figueiredo deve defender cinturão em novembro, diz agente
(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Newcastle)