Competição de estrelas! 18 craques que estiveram na Copa América de 99 e talvez você não lembre
Torneio foi disputado no Paraguai e teve o melhor do mundo como craque
Torneio foi disputado no Paraguai e teve o melhor do mundo como craque
O Brasil foi o campeão da Copa América de 1999, disputada no Paraguai, mas o que poucos lembram é que a competição teve um dos maiores níveis de competitividade em todos os tempos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI0YW51SFBQRSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Não foi só o elenco brasileiro que contou com estrelas, mas todas as equipes estiveram com seus principais craques.
A Seleção Brasileira ficou marcada pelo título e por ter Rivaldo, o craque da competição e melhor jogador do mundo em 1999, em sua melhor fase. Foram deles os dois primeiros gols da final da competição, o segundo deles um golaço. Relembre:
Mas os craques passearam pelo país vizinho ao Brasil e fizeram da Copa América de 1999 uma edição do mais alto nível.
Veja os principais jogadores que estiveram no torneio e talvez você não lembre:
Ronaldo
Melhor do mundo em 1997 e 1998, voltava de sua primeira lesão na Inter de Milão – meses depois teria a que interrompeu sua carreira – e terminou o torneio com cinco gols, empatado com Rivaldo na artilharia.
Amoroso
Artilheiro do Campeonato Italiano pela Udinese, foi titular do Brasil na Copa América e vestiu a camisa 7. Fez o trio de ataque ao lado de Ronaldo e Rivaldo.
Marcos
O goleiro do Palmeiras é muito lembrado por sua participação na Copa do Mundo de 2002 e muitos pensam que aquela foi sua única competição pela Seleção. Mas Marcos esteve no elenco campeão da Copa América de 1999. O fato curioso é que foi apenas em 1999 que ele se consolidou como titular do Verdão.
Ronaldinho
“Olha o que ele fez, olha o que ele fez!” Se isso te lembra algo, saiba, foi na edição de 1999 da Copa América. O Brasil estreou com um 7 a 0 sobre a Venezuela e Ronaldinho fez isso.
Marco ‘El Diablo’ Etcheverry
O maior jogador da história da Bolívia disputava sua última Copa América com a seleção. Na época defendia o Barcelona de Guayaquil, mas não conseguiu ajudar seu país a avançar para a próxima fase do torneio. Etcheverry é um dos maiores jogadores da história da Major League Soccer (MLS), a primeira divisão dos Estados Unidos.
Carlos Gamarra
O jogador havia acabado de deixar o Corinthians e foi o capitão do Paraguai no torneio disputado em casa. Levou o time às quartas, mas acabou eliminado pelo Uruguai.
Roque Santa Cruz
O jogador tinha 18 anos quando disputou seu primeiro torneio pela seleção paraguaia. Havia acabado de ser vendido pelo Olímpia ao Bayern de Munique, da Alemanha. Segue em atividade e está de volta ao Olímpia.
Francisco Arce
O lateral já era ídolo de Grêmio e Palmeiras e era titular absoluto do Paraguai entre o fim dos anos 90 e início dos 2000. Foi mais um a atuar na Copa América de 1999.
Iván ‘Bambam’ Zamorano
Ídolo do Real Madrid, o atacante chileno era companheiro de Ronaldo na Inter de Milão e ainda estava na seleção de seu país ao lado de seu companheiro inseparável.
Marcelo Salas
O atacante era unha e carne com Zamorano no Chile, mas a Copa América daquele ano foi a despedida da dupla. Ambos não disputaram mais torneios oficiais pela seleção chilena.
Cuauhtemóc Blanco
O jogador era o astro do futebol mexicano e brilharia meses depois na conquista da Copa das Confederações. Era o camisa 10 da equipe que parou na semifinal para o Brasil.
Rafa Márquez
Ainda um jovem zagueiro, Rafa Márquez foi o camisa 4 e titular do México no torneio. Longevo nos gramados, se tornou referência no Barcelona e aposentou apenas em 2018, logo após a Copa do Mundo.
Juan Arango
O meia venezuelano era ainda um jovem jogador de 19 anos quando foi para sua primeira competição com seu país. Não teve boas recordações, já que a Venezuela foi a pior equipe do torneio, mas iniciou a caminhada com a ‘vinotinto‘. Arango disputou seis Copas Américas na carreira e se tornou um dos maiores jogadores da história do Borussia Monchengladbach, da Alemanha.
Diego Simeone
Técnico e ídolo do Atlético de Madrid, o volante fez sua última Copa América com a Argentina em 1999, mas não foi longe. O atleta disputaria a Copa do Mundo de 2002, mas se aposentaria da seleção na sequência.
Juan Román Riquelme
Ainda longe de ser um craque como foi, Riquelme era um jovem meia que brilhava no Boca Juniors em 1999 e ganhou a camisa 22 na seleção argentina que disputou a Copa América.
René Higuita
O veterano goleiro fazia naquela edição sua última participação com a camisa da Colômbia. A geração que brilhou nos anos 90 já havia se aposentado da equipe nacional e apenas Higuita seguiu.
Álex Aguinaga
Veterano meia equatoriano, é considerado por muitos como o melhor jogador da história de seu país em todos os tempos. Foi o camisa 10 do Equador na competição, mas não conseguiu passar da fase de grupos. Ainda defendia o Necaxa, do México, clube no qual é ídolo.
Marcelo Zalayeta
O centroavante já era jogador da Juventus em 1999 e foi o grande jogador do finalista Uruguai no torneio. Não conseguiu boa atuação na final contra o Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=LUmoFNhJMOQ
Leia mais:
Há 21 anos Brasil atropelava o Uruguai com show de Rivaldo e conquistava Copa América