Benfica avalia plano B para Jorge Jesus e descarta treinador com estilo previsível
Jorge Jesus tem contrato com o Flamengo até junho de 2021
Jorge Jesus tem contrato com o Flamengo até junho de 2021
A procura do Benfica por um novo técnico para a temporada 2020/2021 não está limitada à negociação com Jorge Jesus. Com a possibilidade de fracassar na negociação, o clube avalia possíveis nomes de treinadores tanto dentro como fora de Portugal. O presidente Luís Filipe Vieira, porém, tem apenas uma objeção. O mandatário descartou a possibilidade de contratar um técnico com estilo de jogo defensivo e previsível.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Inclusive essa linha de raciocínio norteou a investida por Jorge Jesus. O trabalho do português no comando do Flamengo no último ano chamou a atenção pela proposta ofensiva, variações táticas aplicadas de acordo com o adversário e pela visão de mercado ao indicar o zagueiro Pablo Marí e o meia Gerson. Por isso, o Benfica quer adotar estilo parecido para formar o elenco para a próxima temporada, por entender que o time foi defensivo com Bruno Lage.
O alto salário de Jorge Jesus no Flamengo, algo em torno de 4 milhões de euros (R$ 23 milhões), não é um complicador para o Benfica. Mas o clube português deseja anunciar o novo treinador antes do encerramento da atual temporada. Afinal, a diretoria precisa de tempo para formar a nova comissão técnica e contratar jogadores que sejam capazes de conduzir o time a conquista de uma grande competição.
A busca por um treinador não está limitada ao mercado português. Existe a possibilidade de um profissional estrangeiro ser contratado. Vieira, só para exemplificar, contatou Maurício Pochettino (ex-Tottenham), Ernesto Valverde (ex-Barcelona), Laurent Blanc (ex-Paris Saint-Germanin) e Unai Emery (ex-Arsenal), que é a principal alternativa caso Jorge Jesus rejeite a proposta do Benfica.
De acordo com o jornal “A Bola”, o treinador basco está interessado no projeto e aguarda uma oferta oficial dos Encarnados. Luís Filipe Veira, inclusive, sabe que o rival Porto dificilmente irá perder o título nacional nesta temporada. Por isso, promete não medir esforços para formar um elenco competitivo capaz de brigar pelo Campeonato Português e Liga dos Campeões da Europa em 2020/2021.
Quem é Unai Emery?
O basco, de 48 anos, acumula passagens por Arsenal Paris Saint-Germain, Spartak Moscou, Sevilla, Valencia e Almería. Unai Emery, nesse ínterim, deu ao Sevilla o Tricampeonato da Liga Europa (2013/2014, 2015/2015 e 2015/2016). O treinador, inclusive, derrotou o Benfica, o Dnipro e o Liverpool nas finais. Além disso, conquistou quatro títulos pelo PSG sendo um Campeonato Francês (2017/2018).
Apesar de ser considerado um técnico bem-sucedido na Europa, Emery teve uma carreira discreta como jogador. Revelado pela Real Sociedade, o ex-camisa 10 do clube basco teve passagens sem brilho por Toledo, Racing de Ferrol, Leganés e Lorca, todos da Espanha.