De Brasileirão a Estadual: 5 vitórias do Flamengo sobre o Botafogo em decisões
Você consegue se lembrar de triunfos do rubro-negro em duelos válidos por finais de campeonatos?
Flamengo e Botafogo fazem um clássico de rivalidade com muita história, dentro e fora de campo. Os jogos entre ambos são repletos de histórias e folclore, além de as decisões entre as equipes serem eletrizantes. Isso acontece independentemente do torneio.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Por isso, vamos relembrar triunfos do rubro-negro em finais. Foram partidas válidas por Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca. Em comum o fato de todas elas terem terminado com resultado positivo para a equipe que vestia vermelho e preto.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJZaTJPTmlYeCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira vitórias do Flamengo sobre o Botafogo em finais
Flamengo X Botafogo – Campeonato Brasileiro 1992
A final do Campeonato Brasileiro de 1992 é recheada de histórias. Dentro de campo, no primeiro jogo, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho, o rubro-negro venceu por 3 a 0. Entre as duas partidas Renato Gaúcho foi visto em um churrasco na casa de Gaúcho, do Flamengo. Esse fato levou ao afastamento de Renato do Botafogo. O empate em 2×2 deu o título ao time de vermelho e preto.
Flamengo 3 X 2 Botafogo – Taça Guanabara 1995
O ano de 1995 foi esquecível para a torcida do Flamengo. A Taça Guanabara é algo que deixou qualquer flamenguista esperançoso. Com três gols de Romário, a equipe bateu o Botafogo por 3 a 2. Entretanto, essa foi única alegria da torcida naquele ano. Já o alvinegro comemorou o Brasileirão.
Flamengo X Botafogo – Campeonato Carioca 2007/2008/2009
2007
O tricampeonato rubro-negro começa em 2007. A equipe vinha de uma série de maus resultados e quase rebaixamentos em 2004 e 2005. Mas, em 2006 após conquistar a Copa do Brasil, iniciava recuperação. Em 2007, estava cotado para ser campeão, e empatou em 2×2 no primeiro jogo da final contra o Botafogo.
Na volta, o Botafogo teve chance de vencer, até que Renato Augusto, aos 27 minutos do segundo tempo, arrancou o empate que levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, a estrela solitária de Bruno brilhou mais e pegou as cobranças de Lúcio Flávio e Juninho. Vitória rubro-negra por 4×2 nos pênaltis.
2008
Em 2008, o Flamengo já bem mais ambicioso vinha de uma eliminação vexatória para o Defensor do Uruguai na Libertadores. Só que no Carioca, voltou a encontrar o Botafogo, mas agora com uma vitória confortável. Duas vitórias na final, 1×0 e 3×1, para carimbar o caneco.
2009
Em 2009, o Flamengo foi em busca do tricampeonato e novamente enfrentou o Botafogo. A decisão aconteceu em dois jogos. O primeiro terminou empatado em 2×2, enquanto o segundo foi 4×2 a favor do rubro-negro, sacramentando a taça.
Outros Jogos entre Flamengo X Botafogo
Os dois 6 a 0
Em 1972, o Botafogo venceu o Flamengo por 6×0 em partida válida pelo Carioca. Em 1981, com uma equipe recheada de craques dentre eles Zico, Adílio, Nunes, Júnior e Andrade, o rubro-negro devolveu a goleada naquele que ficou conhecido como o “Clássico da vingança”.
Flamengo 6×1 Botafogo – Campeonato Brasileiro 1985
Após polêmica envolvendo caminhão de papel higiênico para a torcida flamenguista, a resposta aconteceu em campo. O Glorioso saiu na frente, mas ainda no primeiro tempo, houve a virada. A etapa final ficou marcada por uma chuva de gols e terminou com triunfo do Flamengo por 6×1.
Flamengo 4×0 Botafogo – Copa do Brasil 2013: Quartas de finais
O primeiro jogo havia terminado empatado em 1 a 1. No final de semana, ambos se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro e o Botafogo voltou a vencer o rival após 13 anos no torneio. Isso deu moral para o confronto de volta pela Copa do Brasil.
Entretanto, na segunda partida, a história foi diferente. Com três gols de Hernane e outro de Léo Moura, no dia do seu aniversário, o rubro-negro aplicou uma sonora goleada e avançou para as semifinais.
LEIA MAIS
CONFIRA VEZES EM QUE O FLAMENGO FOI CAMPEÃO CONTRA O FLUMINENSE
CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2005 FOI MARCADO PELA MÁFIA DO APITO