Equipe contava com craques, mas parou na poderosa Holanda
Holanda x União Soviética fizeram uma final de Eurocopa em 1988 que entrou para a história do futebol, já que foi um marco para ambos os países e mostrou um choque de culturas esportivas frente à frente em Munique, na Alemanha.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJOeldsQTlMdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Pelo lado laranja, foi o primeiro título conquistado e até hoje é o único em toda a história do país, que revolucionou o futebol na década de 70, mas que não ergueu taças.
Já para os soviéticos marcou a última final da seleção local antes da extinção da União Soviética em 1991, já que o Muro de Berlim foi derrubado no ano seguinte à decisão e o país foi desmembrado em várias repúblicas.
A União Soviética e as campanhas
O país que teve nomes históricos como Lev Yashin, Igor Belanov, Oleg Blokhin, entre outros, teve seu ápice no futebol entre o fim da década de 50 e os anos 60.
Em 1956 a União Soviética conquistou o ouro olímpico no futebol e montou a base do time que levaria o maior título da história do país: a Eurocopa de 1960.
Seis anos depois a seleção soviética chegou à sua melhor posição em Copas do Mundo, quando terminou o Mundial de 1966, na Inglaterra, na 4º colocação.
A União Soviética voltou a conquistar medalhas em Olimpíadas em 1972, 1976 e 1980, mas sempre o bronze. Em 1988 os jovens bateram o Brasil e levaram o ouro, considerado o último título da seleção local até a extinção.
A última competição da história do país foi a Eurocopa sub-21, em 1990, que terminou com título soviético, mas por ser de base não é considerada a última decisão da equipe no futebol.
A final da Eurocopa de 1988 foi transmitida pela Rede Globo e teve narração de Galvão Bueno. Veja os gols:
Vale lembrar que o país se classificou para a Eurocopa de 1992, mas a UEFA proibiu a participação da nação extinta e propôs a entrada na disputa como CEI – Comunidade dos Estados Independentes.
Leia mais:
6 países já receberam a Copa do Mundo de Futebol Feminino; veja todos