Multa milionária foi aplicada após Sony não cumprir lei do consumidor na Austrália
Responsável pelas operações da Sony na Austrália, a Sony Europe foi multada em US$ 3,5 milhões por enganar consumidores do país da Oceania em relação à política de reembolso. A multa, no valor R$ 17,3 milhões, de acordo com a cotação atual, foi exigido pela Australian Competition & Consumer Commission.
Por meio do informativo, o motivo é “fazer representações falsas e enganosas”. A Sony Europe teria descumprido essa conduta e ido de encontro com a relação dos direito da lei do consumidor da Austrália.
O caso foi levado para o tribunal após diversos consumidores buscarem ajuda em função das explicações da Sony para o reembolso dos jogadores. Isso porque os jogadores pediam o dinheiro de volta por considerar o jogo “defeituoso”. No entanto, a Sony se recusava a fazer a devolução.
“Os direitos de garantia do consumidor não expiram após o download do produto digital de anúncios e certamente não desaparecem após 14 dias ou qualquer outra data arbitrária reivindicada por uma loja ou produtor de jogos”, afirmou ROD Sims, presidente da ACCC.
De acordo com a empresa, haviam dois motivos principais para o dinheiro não ser estornado. O primeiro é por se tratar de um jogo digital. Enquanto o segundo falava que já haviam se passado 14 dias desde a aquisição do produto na loja da Sony. No entanto, as respostas aplicadas pela Sony não seguem a lei da Austrália, fazendo com que a empresa fosse multada.
LEIA MAIS
Nova data do evento do PlayStation 5 deve ser revelada em breve