O Brasil enfrentou o anfitrião da Copa de 1962; venceu por 4 a 2 e se classificou para final
13 de junho de 1962. A semifinal da Copa do Mundo, entre Brasil e Chile, completa 58 anos. Em 1962, no mundial que foi disputado justamente no Chile, o Brasil venceu a Tchecoslováquia (que em 1993 se transformou em dois estados, Eslováquia e República Tcheca) por 3 a 1 na final, com gols de Amarildo, Zito e Vavá, e levantou a taça da competição; pela segunda vez consecutiva, por sinal.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJIejNSRlp4dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Mas no caminho até chegar ao título, a seleção precisou eliminar os chilenos, os donos da casa.
Na fase de grupos, a seleção “canarinha” ficou no grupo 3, junto com a própria Tchecoslováquia (adversária na final), Espanha e México. Com duas vitórias, 2 a 1 contra a Espanha e 2 a 0 no confronto com os mexicanos, o Brasil terminou na liderança do grupo com 7 pontos.
O oponente seguinte foi a Inglaterra, que perdeu por 3 a 1, com dois gols de Garrincha e um de Vavá, o gol de honra inglês foi de Gerry Hitchens. Dessa forma, o Brasil chegou a semifinal: No duelo com o Chile.
Na capital Santiago, e com um estádio lotado torcendo contra, o Brasil superou a equipe anfitriã por 4 a 2. Garrincha fez mais dois gols, assim como Vavá. Toro e Sánchez descontaram para os chilenos, que tiveram o sonho do título interrompido ali, na semifinal. O Chile acabou ficando com o terceiro lugar nessa edição do mundial.
Aquela seleção, com nomes históricos do futebol brasileiro: Pelé, Garrincha e Zagallo, por exemplo, ainda teve o próprio Garrincha além de Vavá como artilheiros daquela copa do Mundo. Cada um com quatro gols.
Foto: Divulgação / Instagram-#copade1962
LEIA MAIS:
8 jogadores que disputaram a Copa do Mundo pelo Brasil com menos de 20 anos
8 jogadores que disputaram Copa do Mundo pelo Brasil com menos de 20 anos
Há 15 anos atrás capitão do Grêmio conquistava seu primeiro título profissional
Há 15 anos atrás capitão do Grêmio conquistava seu primeiro titulo profissional