Entenda o motivo pelo qual o Ceará é conhecido como Vozão
Vozão “ganhou vida” e passou a frequentar os estádios a partir de 2009
Vozão “ganhou vida” e passou a frequentar os estádios a partir de 2009
Time tradicional do cenário brasileiro, o Ceará Sporting Club tem 106 anos de história, e uma galeria vasta de conquista e feitos emblemáticos, representando muito bem a região nordestina. Intitulado de Vozão, o clube nordestino diverge sobre a verdadeira origem do apelido.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
De acordo com um depoimento de Aníbal Câmara Bonfim, fundador do América-CE, o apelido do Ceará foi dado pelo lendário mandatário pelo fato de que os jogadores das categorias de base dos americanos treinavam no campo do alvinegro. Diante disso, Meton ao encontrar os jogadores no gramado os tratava como seus “netinhos”. Após a brincadeira pegar, os jovens passaram a utilizar a expressão “treinar lá no Vovô”.
No entanto, em seu site oficial, o Ceará não considera esse fato como verídico, justificando que na data que em a reportagem foi publicada no jornal Meton tinha apenas 39 anos e ainda não era pai de todos os seus cinco filhos, e por esse motivo não poderia ser considerado um Vovô.
Outra incongruência na história seria o fato de que o Ceará ainda não tinha sede própria na última gestão de Meton. O terreno para ser construído a sede alvinegra só foi adquirido em 1944, enquanto seria bem improvável o Ceará ceder algo que não era seu para outro clube.
O Ceará não descarta que o apelido de Meton aos jogadores pode ter sido utilizado depois que o alvinegro já tivesse a alcunha de Vozão. No entanto, o clube acredita que a alcunha se deve ao fato da equipe ser a mais antiga do estado e uma das mais longevas do nordeste.