Racismo, prisão, Neymar e mais: as principais notícias da semana
Injúria racial virou um dos principais assuntos da semana no meio do futebol, após a morte de George Floyd
O noticiário do futebol foi movimentado no último meio de semana. Só o atacante Neymar esteve envolvido em quatro assuntos diferentes: racismo, possível volta para o Barcelona, auxílio emergencial e namoro da mãe.
Além disso, a Conmebol admitiu que a Libertadores pode ser encerrada em 2021. A entidade também afirmou que as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022 iniciam em setembro. Veja o resumo a seguir:
1- Racismo
A recente morte de George Floyd, cidadão negro que foi asfixiado por um policial nos Estados Unidos, resultou em mobilização mundial. Com isso, o racismo se tornou um dos principais assuntos da semana. Vários jogadores falaram sobre o tema.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Em entrevista a CNN, o lateral Daniel Alves cobrou mais eficiência no combate ao racismo no Brasil. “Acho é que a as pessoas precisam entender que por se manifestarem, elas não vão combater nada. É muito ‘pray for’ quando acontece alguma coisa, mas as pessoas não fazem nada”, opinou.
Jogador do Grêmio, Jean Pyerre utilizou as redes sociais para se manifestar. “Se tu não é uma pessoa reconhecida, uma pessoa famosa, qualquer lugar que tu vá, tu já é motivo de desconfiança. Então, isso infelizmente temos que lidar no dia a dia”, publicou.
2- Racismo faz Neymar ser cobrado (ler aqui)
No início da semana, o youtuber Felipe Neto cobrou, mediante o twitter, Neymar por não se posicionar sobre o racismo. Ele disse que o craque brasileiro não se importava com a causa. Neto, entretanto, apagou o tweet depois.
“Não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo quando errar”, justificou.
https://twitter.com/felipeneto/status/1267493106179547136?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1267493106179547136&ref_url=https%3A%2F%2Fnoticiasdatv.uol.com.br%2Fnoticia%2Fcelebridades%2Ffelipe-neto-apaga-tuite-com-critica-neymar-um-branco-nao-deve-cobrar-um-negro-37458
Neymar, contudo, se manifestou após ser cobrado. O jogador do PSG foi sucinto e redigiu: “black lives matter”. Ou seja, vidas negras importam.
3- PSG quer 175 milhões por Neymar e Barcelona esfria negociações (ler aqui)
De acordo com o jornal Sport, o PSG aceita vender o jogador brasileiro ao Barcelona. Entretanto, apenas por 175 milhões de euros. O preço cobrado, no entanto, fez o clube catalão esfriar as negociações.
4- Neymar tem auxílio emergencial aprovado (ler aqui)
Conforme o site UOL, o atacante Neymar foi aprovado para receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. Alguém cadastrou os dados pessoais do astro brasileiro. A atual situação do cadastro jogador, entretanto, mudou para “em avaliação”.
5- Neymar xinga namorado da mãe (ler aqui)
No decorrer de quinta-feira (5), vazou um áudio gravado pelo jogador do PSG xingando o namorado da mãe, Tiago Ramos.
6- Atacante brasileiro é condenado a seis meses de prisão (ler aqui)
Jogador do Atlético de Madrid, o hispano-brasileiro Diego Costa foi condenado a seis meses de prisão por fraudar impostos. A informação é do jornal El Mundo. O centroavante, entretanto, assumiu a culpa e pena pode ser revertida em multa financeira.
7- Acordo entre Flamengo e Jorge Jesus
Após semanas de negociações, Flamengo e o técnico Jorge Jesus renovaram o contrato por mais um ano. O novo vínculo entre as partes é válido até junho de 2021.
“As minhas relações de amizade com todos jogadores, estrutura do clube e Nação Rubro-Negra foram determinantes”, declarou o treinador, nas redes sociais.
8- Jogador do Atlético-MG será investigado pela polícia (ler aqui)
O meio-campista Juan Cazares testou positivo para o coronavírus. O jogador do Atlético-MG, entretanto, organizou festas e quebrou uma das recomendações da saúde: evitar aglomeração de pessoas. Por conta disso, ele será investigado pela polícia.
“A gente realmente vai apurar, vai entrar em contato com o condomínio do Cazares, descobrir os dias que aconteceram as festas”, declarou o delegado Flávio Rabello Teymeny, ao site UOL.
9- Libertadores pode acabar em 2021 (ler aqui)
Em entrevista ao jornal Olé, o diretor adjunto da Conmebol, Gonzalo Belloso, falou que a Libertadores pode ser estendida para o início de 2021.
“Não haverá problemas. Sabemos como está a situação em cada país (da América do Sul), alguns tem a volta (do futebol) mais clara que outros. Tem que ver como o vírus está afetando. Não podemos adiantar nenhum passo”, disse.
10- Início das eliminatórias (ler aqui)
Na mesma entrevista, Belloso afirmou que as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022 devem começar em setembro. O torneio foi adiado por conta da pandemia do coronavírus. O Brasil estreia em casa contra a Bolívia.
11- Jogadores de times brasileiros testam positivo para o coronavírus
Diferentes clubes brasileiros confirmaram que tiveram jogadores testando positivo para o coronavírus. De acordo com informações oficiais, o Ceará tem nove jogadores contaminados.
O Goiás anunciou mais três. O Cruzeiro confirmou que Léo e Jean também pegaram a doença.
Leia também:
Futebol brasileiro: 7 vezes que o racismo esteve nos holofotes