Home Futebol Racismo, prisão, Neymar e mais: as principais notícias da semana

Racismo, prisão, Neymar e mais: as principais notícias da semana

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Injúria racial virou um dos principais assuntos da semana no meio do futebol, após a morte de George Floyd

O noticiário do futebol foi movimentado no último meio de semana. Só o atacante Neymar esteve envolvido em quatro assuntos diferentes: racismo, possível volta para o Barcelona, auxílio emergencial e namoro da mãe.

Além disso, a Conmebol admitiu que a Libertadores pode ser encerrada em 2021. A entidade também afirmou que as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022 iniciam em setembro. Veja o resumo a seguir:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1- Racismo

A recente morte de George Floyd, cidadão negro que foi asfixiado por um policial nos Estados Unidos, resultou em mobilização mundial. Com isso, o racismo se tornou um dos principais assuntos da semana. Vários jogadores falaram sobre o tema.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista a CNN, o lateral Daniel Alves cobrou mais eficiência no combate ao racismo no Brasil. “Acho é que a as pessoas precisam entender que por se manifestarem, elas não vão combater nada. É muito ‘pray for’ quando acontece alguma coisa, mas as pessoas não fazem nada”, opinou. 

Jogador do Grêmio, Jean Pyerre utilizou as redes sociais para se manifestar. “Se tu não é uma pessoa reconhecida, uma pessoa famosa, qualquer lugar que tu vá, tu já é motivo de desconfiança. Então, isso infelizmente temos que lidar no dia a dia”, publicou.

2- Racismo faz Neymar ser cobrado (ler aqui)

No início da semana, o youtuber Felipe Neto cobrou, mediante o twitter, Neymar por não se posicionar sobre o racismo. Ele disse que o craque brasileiro não se importava com a causa. Neto, entretanto, apagou o tweet depois.

PUBLICIDADE

“Não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo quando errar”, justificou.

PUBLICIDADE

https://twitter.com/felipeneto/status/1267493106179547136?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1267493106179547136&ref_url=https%3A%2F%2Fnoticiasdatv.uol.com.br%2Fnoticia%2Fcelebridades%2Ffelipe-neto-apaga-tuite-com-critica-neymar-um-branco-nao-deve-cobrar-um-negro-37458

Neymar, contudo, se manifestou após ser cobrado. O jogador do PSG foi sucinto e redigiu: “black lives matter”. Ou seja, vidas negras importam.

3- PSG quer 175 milhões por Neymar e Barcelona esfria negociações (ler aqui)

De acordo com o jornal Sport, o PSG aceita vender o jogador brasileiro ao Barcelona. Entretanto, apenas por 175 milhões de euros. O preço cobrado, no entanto, fez o clube catalão esfriar as negociações.

4- Neymar tem auxílio emergencial aprovado (ler aqui)

Conforme o site UOL, o atacante Neymar foi aprovado para receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. Alguém cadastrou os dados pessoais do astro brasileiro. A atual situação do cadastro jogador, entretanto, mudou para “em avaliação”.

PUBLICIDADE
Neymar tem auxílio aprovado pelo governo federal - imagem: reprodução/UOL

Neymar tem auxílio aprovado pelo governo federal – imagem: reprodução/UOL

5- Neymar xinga namorado da mãe (ler aqui)

No decorrer de quinta-feira (5), vazou um áudio gravado pelo jogador do PSG xingando o namorado da mãe, Tiago Ramos.

6- Atacante brasileiro é condenado a seis meses de prisão (ler aqui)

Jogador do Atlético de Madrid, o hispano-brasileiro Diego Costa foi condenado a seis meses de prisão por fraudar impostos. A informação é do jornal El Mundo. O centroavante, entretanto, assumiu a culpa e pena pode ser revertida em multa financeira.

7- Acordo entre Flamengo e Jorge Jesus

Após semanas de negociações, Flamengo e o técnico Jorge Jesus renovaram o contrato por mais um ano. O novo vínculo entre as partes é válido até junho de 2021.

“As minhas relações de amizade com todos jogadores, estrutura do clube e Nação Rubro-Negra foram determinantes”, declarou o treinador, nas redes sociais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

8- Jogador do Atlético-MG será investigado pela polícia (ler aqui)

O meio-campista Juan Cazares testou positivo para o coronavírus. O jogador do Atlético-MG, entretanto, organizou festas e quebrou uma das recomendações da saúde: evitar aglomeração de pessoas. Por conta disso, ele será investigado pela polícia.

“A gente realmente vai apurar, vai entrar em contato com o condomínio do Cazares, descobrir os dias que aconteceram as festas”, declarou o delegado Flávio Rabello Teymeny, ao site UOL.

9- Libertadores pode acabar em 2021 (ler aqui)

Em entrevista ao jornal Olé, o diretor adjunto da Conmebol, Gonzalo Belloso, falou que a Libertadores pode ser estendida para o início de 2021.

“Não haverá problemas. Sabemos como está a situação em cada país (da América do Sul), alguns tem a volta (do futebol) mais clara que outros. Tem que ver como o vírus está afetando. Não podemos adiantar nenhum passo”, disse.

PUBLICIDADE

10- Início das eliminatórias (ler aqui)

Na mesma entrevista, Belloso afirmou que as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022 devem começar em setembro. O torneio foi adiado por conta da pandemia do coronavírus. O Brasil estreia em casa contra a Bolívia.

11- Jogadores de times brasileiros testam positivo para o coronavírus

Diferentes clubes brasileiros confirmaram que tiveram jogadores testando positivo para o coronavírus. De acordo com informações oficiais, o Ceará tem nove jogadores contaminados.

O Goiás anunciou mais três. O Cruzeiro confirmou que Léo e Jean também pegaram a doença.

Leia também:

PUBLICIDADE

Futebol brasileiro: 7 vezes que o racismo esteve nos holofotes

Better Collective