O futebol carioca deve retornar nesta quinta-feira com Bangu x Flamengo às 21h no Maracanã
Ontem, antes do meio dia, a prefeitura do Rio autorizou competições esportivas na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, o Campeonato Carioca foi autorizado a retornar pelo prefeito Crivella. Entretanto, Crivella deixou claro que os jogos deverão ser realizados com portões fechados. Entretanto, o retorno do futebol ainda não estava confirmado, já que essa decisão dependia da Ferj e os clubes cariocas.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJheXZKbHY0WiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Ainda ontem, durante a noite, a Ferj se reuniu virtualmente com os clubes da primeira divisão carioca para debater o retorno do Campeonato Carioca. Foi feito uma votação, e de acordo com a maioria, o retorno do futebol foi confirmado para amanhã.
Fluminense e Botafogo são totalmente contrários ao retorno neste momento, mas acabaram sendo derrotados. Além disso, eles queriam “empurrar” o retorno para Julho. Entretanto, a maioria dos outros clubes foram a favor do retorno o mais rápido possível. Curiosamente, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, comparou o Fluminense e Botafogo a alunos que não estudaram. Veja o comentário:
“O bom aluno, que estudou, se preparou para a prova, chega para fazê-la, mas o aluno que não estudou quer adiá-la”, afirmou o presidente da Ferj. Esse comentário deve-se ao fato dos dois clubes serem contra a volta do futebol. Além disso, as duas equipes ainda não voltaram nem a treinar.
Dessa forma, ao fim do arbitral, os presidentes de Fluminense e Botafogo prometeram entrar na justiça para defender o direito de não quererem entrar em campo no momento. No entanto, já existem datas sugeridas para que os jogos ocorram.
Essas são as datas sugeridas para os jogos dos quatro grandes:
- Flamengo 18 e 25 de junho;
- Fluminense 22 e 26 de junho;
- Botafogo 22 e 26 de junho;
- Vasco 21 e 24 de junho.
Vale mencionar que hoje, a Ferj lançou um novo protocolo para o retorno do futebol. Confira os protocolos que terão que ser seguidos pelos clubes:
- Os jogos devem ocorrer em três estádios: Maracanã, Nilton Santos e São Januário. Mas, caso seja necessário, outros locais vão sediar partidas;
- Os estádios terão cabines de desinfecção para as delegações e staff. Além disso, cada clube poderá ter 40 integrantes em sua delegação;
- Vale mencionar que todos os envolvidos terão a temperatura medida;
- Os ambientes que as delegações irão frequentar serão todos desinfectados e higienzalidos;
- Será disponibilizado álcool gel 70% em espaços estratégicos, inclusive no banco de reservas.
- Os bancos devem ser ocupados de forma intercalada. No máximo 10 jogadores e cinco membros da comissão técnica terão permissão para ficar no banco;
- Somente os jogadores que tiverem em campo poderão permanecer sem máscara durante a partida;
- Todos os envolvidos terão de apresentar testes de covid–19 feitos recentemente com o resultado negativo para a doença;
- Não haverá teste de doping;
- Gândulas ficarão responsáveis por higienizar as bolas no momento em que elas saírem das quatro linhas;
- A Ferj pede que sejam priorizados gândulas que já tenham passado pela fase ativa da doença e que, após testados, estejam curados.
LEIA MAIS:
Veja os números de Jô pelo Corinthians