Clubes assumiram a administração do estádio do Maracanã em Abril do ano passado
Desde abril de 2019 Flamengo e Fluminense assumiram a administração do Estádio do Marcanã. Os dois clubes foram vencedores de um consórcio que aconteceu após a anulação de um outro consórcio que era controlado pela Odebrechet.
Inicialmente, os dois times deviam administrar o estádios por 180 dias, mas poderiam prorrogar por mais 180 dias. Foi exatamente isso o que aconteceu. Além disso, uma nova renovação ocorreu no mês passado. Dessa forma, as seguidas renovações ocorrem enquanto o governo estadual não abre o desejado processo de licitação para a concessão da administração do Maracanã por um período de 35 anos.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJsVWhVUHZUUSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O contrato para administrar o Complexo Maracanã prevê o pagamento mensal de 166.666,67 reais ao Estado do Rio de Janeiro. Esse valor será repassado aos anexos Célio de Barros e Júlio Delamare. Além disso, os clubes também devem arcar com os custos fixos do estádio que devem ser em torno de R$ 2 milhões de reais ao mês.
Dessa forma, Flamengo e Fluminense terão todo o direito de explorar o Tour Maracanã, repassando 10% do faturamento mensal ou um mínimo de R$ 64 mil. Além disso, uma empresa foi criada pelos dois clubes e será a responsável pela administração do estádio e pela arrecadação para manter o Maracanã em funcionamento.
Os outros dois grandes clubes cariocas, Botafogo e Vasco, poderão jogar no Maracanã, mas mediante ao pagamento de um aluguel de 90 mil reais, além das despesas operacionais dos jogos.
Vale mencionar que recentemente, Flamengo e Fluminense protocolaram, na Casa Civil, o estudo técnico realizado nos últimos meses em relação à operação do Maracanã.
LEIA MAIS:
Você lembra da briga de Falcão com a Federação de Futsal?
Quantos títulos o Palmeiras ganhou no Morumbi?
Esquenta La Liga: 6 promessas para ficar de olho na Espanha