CBF apresenta diretrizes para volta do futebol; conheça as 5 fases
Ainda não há nenhuma data programada para a volta do futebol no Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no último domingo (7) um plano com diretrizes a serem seguidas pelos clubes para a volta do futebol brasileiro de forma segura e gradual. Porém, ainda não foi estabelecida nenhuma data oficial.
O documento foi elaborado pela Comissão Médica Especial da entidade e segue as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).
O protocolo determinou que serão cinco fases para a volta das atividades: preliminar, treinamentos individuais ou em pequenos grupos, treinamentos coletivos, competições e acompanhamento.
“Dependendo da curva da doença aqui no país […], mais um mês ou um mês e meio após o pico. Maio abre portas, junho abre outras adicionais e não duvido que em junho, com a volta dos treinos, protocolo sustentado e possibilidade de flexibilização das autoridades de saúde, o futebol possa voltar com restrições”, afirmou o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman à Reuters.
Divisão das fases
Primeira fase
É exatamente o momento que estamos vivendo agora. Os clubes devem realizar testagens em massa nos atletas e funcionários para detectar possíveis contamidados e isolá-los.
Segunda fase
Os treinos serão realizados individualmente ou em pequeno grupo. Semelhante ao que ocorreu na Europa. Com medição de temperatura na chegada ao CT.
Terceira fase
Os treinos coletivos serão atividades físicas em busca de condicionamento, já que ainda não há data para volta. Os testes e medição de temperatura devem continuar acontecendo periodicamente.
Quarta fase
Ainda segue sem uma data definida para o retorno das competições organizaçãos pela CBF, porém, as federações estão planejando o retorno.
Quinta fase
O cronograma das partidas poderá sofrer com remarcações e adaptações. Caso haja algum caso de Covid-19, o clube tem a responsabilidade de avisar. As partidas serão realizadas sem público e com entrada restrita de profissionais.