Coutinho não deve mais vestir a camisa do Bayern de Munique e, sem espaço no Barcelona, já procura um novo clube para a próxima temporada
Os campeonatos europeus são considerados os melhores do mundo porque contam com os melhores jogadores da atualidade, e muitos desses craques são brasileiros, como Neymar, Gabriel Jesus, Casemiro e Roberto Firmino. Mas enquanto muitos brasileiros brilham na atual temporada europeia, alguns outros com certeza estão longe do auge da carreira – como o Philippe Coutinho, que brilhou com a camisa do Liverpool e depois caiu muito de rendimento e produção.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIwWkJld2NTSiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Coutinho, que não teve um bom desempenho no Barcelona, também não conseguiu reencontrar o bom futebol na Alemanha, com a camisa do Bayern de Munique. Mas ele não é o único brasileiro em baixa no futebol europeu. O Torcedores.com listou sete atletas que não vivem um bom momento; confira:
PHILIPPE COUTINHO:
Considerado um dos principais jogadores da atual geração do futebol brasileiro ao lado de Neymar, Philippe Coutinho não conseguiu repetir por Barcelona e Bayern de Munique o bom desempenho que teve com a camisa do Liverpool. Após se confirmar como uma das transferências mais caras da história, quando o Barça desembolsou mais de 140 milhões de euros para tirá-lo dos Reds, em 2018, Coutinho não se firmou no futebol espanhol e acabou sendo emprestado ao Bayern de Munique, mas também não agradou. Coutinho está seu futuro indefinido para a próxima temporada, mas o Newcastle é apontado como principal interessado no meia-atacante revelado pelo Vasco.
Na atual temporada, pelo Bayern, Coutinho soma 32 jogos disputados e nove gols marcados.
LUCAS PAQUETÁ:
Aos 22 anos e com um potencial grande, Lucas Paquetá ainda não conseguiu se firmar no Milan. Contratado no início de 2019 por cerca de 38 milhões de euros, o meia revelado pelo Flamengo é alvo constante de críticas da imprensa, que chegou a compará-lo com Kaká, e soma apenas 36 partidas disputadas e um único gol marcado – na temporada passada – no futebol italiano. Na imprensa europeia especula-se que o brasileiro pode ser negociado na próxima janela de transferências.
DOUGLAS COSTA:
Douglas Costa começou a perder espaço na Velha Senhora desde a a chegada de Cristiano Ronaldo, em 2018. Sem o português, o brasileiro disputou 47 jogos e anotou seis gols em seu ano de estreia na Itália. Na temporada passada o número caiu para 25 partidas e um gol, enquanto na temporada atual são 18 jogos disputados e dois gols anotados. Em baixa, o atacante de 29 anos ainda perdeu espaço na seleção brasileira e sequer foi convocado para a disputa da Copa América no Brasil, em 2019 – o último jogo com a camisa do Brasil foi em novembro de 2018.
MARCELO:
Assim como o Real Madrid, Marcelo caiu muito de produção com a saída de Cristiano Ronaldo, na temporada 2018/2019. A má fase do lateral-esquerdo brasileiro ainda contou com uma série de lesões e problemas físicos que o fizeram perder espaço na seleção brasileira – lembrando que ele nunca mais foi convocado após a Copa do Mundo da Rússia -, e no próprio time merengue, ainda mais depois da chegada do francês Mendy, que começou a ganhar a posição na equipe principal por opção de Zinedine Zidane. Na atual temporada são apenas 19 partidas disputadas e um gol marcado.
RAFINHA ALCÂNTARA:
Revelado na base do Barcelona e campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Rafinha nunca conseguiu se firmar no elenco principal do time catalão. Na atual temporada, emprestado ao Celta de Vigo, o meia brasileiro soma 20 partidas disputadas e dois gols marcados. Entre rumores e especulações, o jogador chegou a ter seu nome citado para reforçar o Flamengo no segundo semestre do ano, mas nenhuma das partes envolvidas confirmou qualquer negociação.
ARTHUR:
O volante revelado pelo Grêmio chegou ao Barcelona sendo comparado a Xavi e Iniesta, inclusive herdou a camisa 8, mas na atual temporada tem sido alvo constante de críticas, não apenas pelo baixo desempenho dentro de campo, mas também por questões extra-campo. Ainda sem se firmar no Barça, o jogador que é presença constante na seleção brasileira, é alvo da Juventus para a próxima temporada e pode ser negociado pelo clube catalão.
Na atual temporada Arthur disputou 23 jogos – sendo 15 deles como titular – e anotou quatro gols.
DAVID LUIZ:
Ao todo, David Luiz já movimentou quase 120 milhões de euros em transferências no futebol europeu, entre Benfica, Chelsea, PSG e Arsenal, mas desde o fracasso na Copa do Mundo de 2014, muito por causa da eliminação para a Alemanha na semifinal, o zagueiro perdeu prestígio. Com contrato até o fim de junho com os Gunners, o brasileiro de 33 anos não deve renovar seu contrato e poderá trocar de clube para a próxima temporada. O futebol russo é apontado como um dos prováveis destinos do jogador, que em 2019/2020 soma 32 jogos disputados e dois gols marcados.
LEIA MAIS:
Mbappé, Pogba e Gotze: como estão os últimos dez vencedores do ‘Golden Boy’?
10 jogadores comprovam: a Alemanha pode (e deve) ser o ‘bicho-papão’ da Copa de 2022
Herói da Copa de 2014, Mario Gotze quase teve uma aposentadoria precoce em 2017 por causa de doença
João Félix, Trincão e Rafael Leão: 7 jogadores portugueses candidatos ao posto de ‘novo Cristiano Ronaldo’