Volta do Paulistão ainda não tem data para acontecer, mas FPF tem já programa de medidas para viabilizar retorno
O Paulistão 2020 foi interrompido com duas rodadas faltantes para o fim de sua primeira fase. E os clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF) já se movimentam para criar um protocolo para poder viabilizar a volta da competição em meio à pandemia do coronavírus.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJMTVFiTXZCcCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
Nesta semana, a Comissão Médica da FPF elaborou um protocolo, assinado também pelos médicos dos clubes participantes. Neste protocolo, serão tomadas medidas para proteger a saúde de jogadores e outros envolvidos durante as partidas a serem realizadas.
Segundo o Globoesporte.com, o protocolo médio dita que as partidas restantes do Paulistão seriam feitas todas com portões fechados, com todas as medidas de distanciamento feitas, tal qual proibir comemorações conjuntas de gol (somente individuais) e contatos próximos com a arbitragem, além de cumprimentos se tornarem proibidos.
Máscaras serão obrigatórias e só seriam retiradas pelos jogadores no período de aquecimento ou na entrada em campo, com os reservas tendo de usar o equipamento no banco. Entrevistas presenciais seriam substituídas por coletivas à distância, via videoconferência.
Sobre a preparação dos times, estes deverão ficar concentrados em hoteis exclusivos pelo período que durar o restante do campeonato, testes para Covid-19 até 48 horas antes dos atletas se concentrarem para a primeira partida e que os atletas viagem de ônibus. Com exceção dos treinadores, membros de comissão técnica e outros funcionários dos chamados ‘grupos de risco’ não poderão participar das concentrações.
A data de volta do Paulistão não está totalmente definida, mas a entidade definiu que a volta só será confirmada com aval do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras. Nesta sexta-feira (5), uma reunião entre os clubes a Federação definiu que irá enviar o protocolo para as entidades públicas, tendo em vista a flexibilização da quarentena em São Paulo
LEIA MAIS
(Crédito da foto: Marcos Freitas/Mirassol)