PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Números x idolatria: por que Messi não é reverenciado como Maradona

Números x idolatria: por que Messi não é reverenciado como Maradona

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Legado de Messi e Maradona os jogadores é imenso, mas craque da atual seleção argentina ainda não atingiu mesmo nível de idolatria que ‘Dios’ conseguiu

A rivalidade de Messi e Maradona pelo posto de maior jogador da história da Argentina é muito longa e abrange muitos fatores. Com números grandes e expressivos, ambos os camisas 10 possuem um retrospecto muito grande, mas que ainda fazem o ex-jogador ser o preferido para a maioria dos torcedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIxR1h0amh1VCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Para entender as diferenças entre Maradona e Messi, é preciso entender a diferença de carreira na seleção e nos clubes e a ligação de cada um com o seu país natal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Maradona

Maradona começou a carreira em 1976 e esteve durante seis temporadas jogando na Argentina pelo Argentinos Juniors. Durante o começo da sua carreira, o camisa 10 surgiu como um grande fenômeno em meio a uma época difícil e com poucos recursos humanos. O talento do camisa 10 abriu portas no exterior e fez Diego chegar ao Barcelona e construir uma longa história no Napoli até voltar ao seu país natal e aposentar dos gramados no Boca Juniors. Considerado o maior jogador da história do país, Maradona conseguiu atrair todos os olhares para a seleção nacional com o seu talento único.

Com 680 jogos e 346 gols ao longo de 22 anos de carreira, Maradona foi o grande jogador pós-Pelé e que conseguiu mostrar que o futebol sul-americano poderia fornecer grandes talentos. Em uma época em que a Europa era o grande centro mundial, o camisa 10 surgiu para ser o divisor de águas e acreditar que sua função seria fundamental na história.

Na seleção argentina, Maradona iniciou a carreira logo em seu primeiro ano como profissional. O talento ímpar no time nacional chamava ainda mais a atenção para o camisa 10 que mesmo com poucas deficiências técnicas, ainda conseguia suprir todos os problemas da seleção. Não é à toa que o Diego foi o responsável pelo último título de Copa do Mundo do país em 1986.

PUBLICIDADE

Maradona por clubes: 589 jogos e 312 gols (9 títulos)

PUBLICIDADE

Maradona pela seleção argentina: 91 jogos e 34 gols (2 títulos)

Messi

A carreira de Messi começou em 2003/2004, mas diferentemente de Maradona, o atacante nunca jogou na Argentina como profissional por clubes. Apesar de ter uma breve passagem pelo Newell’s Old Boys no início dos anos 2000, o camisa 10 sempre se mudou para La Masia e está até hoje no Barcelona. Com uma carreira longa, cheia de títulos coletivos e prêmios individuais, Messi conseguiu ser o grande nome sul-americano na última década e divide ao lado de Cristiano Ronaldo o posto de protagonismo.

Apesar do enorme sucesso no clube e os ótimos números na seleção, Messi ainda não é tão reverenciado em seu país. São dois dos motivos mais evidentes que deixam claro a insatisfação dos hermanos com a carreira de Lionel: nunca ter jogado por um clube no país e também não ter conquistado nada com a seleção. O fato do camisa 10 ter jogado apenas na Espanha soa como o motivo mais alarmante para que os torcedores argentinos ainda tenham um pé atrás com o jogador diante de Maradona. É inegável o talento com a bola, a vontade e o objetivo de ganhar do jogador, mas a falta de uma ligação principalmente com um clube prejudica Messi.

Com 34 títulos conquistados com o Barcelona, Messi conseguiu apenas duas conquistas pela seleção. Sem nenhuma conquista expressiva, o camisa 10 é considerado como omisso em diversos jogos ao longo da sua trajetória com a camisa azul e branca. O fato de ter colecionado três vices da Copa América e um da Copa do Mundo também pesa para Messi estar muito atrás de Maradona. Com um time melhor, o jogador não conseguiu ser o mesmo nome do que é na equipe e tira o torcedor do sério em vários momentos que poderiam encerrar o jejum de 27 anos sem um título.

PUBLICIDADE

Messi por clubes: 723 jogos e 629 gols (34 títulos)

Messi pela seleção argentina: 138 jogos e 70 gols (2 títulos)

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

De drible humilhante à fila: veja os gols mais icônicos marcados por Lionel Messi

Neymar manda mensagem de parabéns para Messi e web repercute: “Que saudade”

7 curiosidades da vida pessoal de Messi que pouca gente sabe

Better Collective